Agenda

Programa de Extensão Cultural da Revista Arte!Brasileiros

Online

Programa de Extensão Cultural da Revista Arte!Brasileiros

Código do cupom de desconto para seguidores da Artsoul: ARTSOUL20

 

arte!brasileiros lança em abril programa de extensão cultural interdisciplinar de educação à distância, dedicada a estudantes do ensino superior, profissionais da arte, da psicanálise, da história e da filosofia, artistas e colecionadores

 

Passamos por um momento excepcional, submetidos a inúmeras provações, na saúde, na economia, na cultura, na educação.
No obstante, não podemos parar. Sabemos que é fundamental estar profundamente imbricados em nosso tempo, com nosso devir e a compreensão do lugar do outro.

Não é de hoje que a arte serve como campo de estudo para a pergunta:
Quem somos? De onde viemos? Aonde vamos? Como disse o historiador e crítico de arte Hal Foster, em 1966, “Na verdade não é que a História da Arte precise de uma teoria do sujeito e sim que, a História da arte nos permite pensar a teoria de um sujeito, moderno ou contemporâneo”.

Pois é. Que “coisa” é essa que o homem produz…

Que “espaço” é esse que ela ocupa que permite que nela se concentrem destinos da pulsão capazes de perturbar um outro que se deixa tocar por ela permitindo que o estranhamento que lhe provoca o faça sentir e pensar?

arte!brasileiros, em linha com sua tradição de investir em diferentes mergulhos, necessários para a construção de um sujeito consciente e crítico, lança a partir de abril um Programa de Extensão Cultural, em EAD, que oferecerá cursos de formação continuada onde, a partir de um amplo estudo de obras e histórias de artistas, despertem reflexões sobre arte contemporânea provocadas por fundamentos ligadas a diferentes disciplinas do conhecimento.

 

O primeiro curso, “Introdução à Estética Contemporânea: uma conversa entre arte, filosofia e psicanálise”, será ministrado por Moacir dos Anjos e Ernani Chaves. Serão 16 encontros (totalizando 36 horas) ao longo de 3 meses, às terças e quintas das 19h às 20h30. As aulas também ficarão disponíveis na plataforma para que possam ser assistidas em outro horário.

💬 “Serão apresentadas e discutidas obras de artistas contemporâneos que se deixam afetar por questões sociopolíticas centrais ao nosso tempo e as re(a)presentam. Relacionados a conceitos e intuições vindas de disciplinas diversas, os encontros se debruçarão sobre os trabalhos de Alfredo Jaar, Doris Salcedo, Rosana Paulino e Kerry James Marshall, entre outros artistas”, explica Moacir dos Anjos.

 

Inscrições: até 31 de março
Mais informações: [email protected] ou https://artebrasileiros.com.br/cursos/