Agenda

Exposição "Invenção da Natureza"

Galeria Aura - Alameda Barros, Santa Cecilia, SP

Exposição "Invenção da Natureza"

Os trabalhos de Bruno WeilemannHelena Obersteiner e Luiza Gottschalk reunidos na Casa Aura compartilham de um procedimento inventivo que, a uma só vez, se propõe à exaltação e desmanche da paisagem. Sobre chapas de aço, com material têxtil ou sobre tela, as poéticas desses artistas são colocadas aqui em convivência e partem da harmonia formal para esboçar algumas perguntas de estranhamento. Poderia se dizer que tais trabalhos se voltam para uma certa natureza, mas de qual tipo? Por quem assim nomeada? Com que fins?

A invenção, que ocupa o título da mostra e aponta para Humboldt e o naturalismo –, indica não um encontro com o supostamente natural, mas uma construção deliberada, e assumida, posada no solo instável do conceito de natureza e à instabilidade que a ele se liga (Latour). Não há representação da natureza que não seja também sua criação. A arte, jogo de invenção por excelência, se coloca aqui ao lado das incertezas.

Nas pinturas sobre metal de Bruno Weilemann (Rio de Janeiro, 1983), o olho/pincel carregado se embrenha nas cores de um jardim vertical idealizado, desfazendo-se do traço preciso para ir ao encontro de uma explosão informe, dentro da qual somos lançadas, de modo irresolvível, entre um macro e um microcosmo de paisagem-tinta. Nesses objetos francamente ambíguos, o artista se vale da ideia de fragmento, quadro, edição – muitas vezes explorada em sua obra.  

Helena Obersteiner (São Paulo, 1993) se utiliza do fio de lã para a abertura de portais e na tessitura de bichos que são nomeados pelas ações que realizam. Suas tapeçarias levam ao campo do volume traços do desenho destemido e experimental característico de seus trabalhos.

Luiza Gottschalk (São Paulo, 1984), que estreia no grupo de artistas apresentados pela Aura, tem na mata e no mato seus temas, em exercícios constantes de desconstrução e reconstrução da figura por meio de uma paleta de cores vibrante. Suas pinturas, muitas delas de grandes dimensões, encenam ecossistemas compostos por manchas, mantos, linhas e sobreposições tonais, trechos da memória visual/afetiva da artista.

 

Serviço

Galeria Aura
Exposição "Invenção da Natureza"
Alameda Barros, Santa Cecilia, SP
Informações para agendamento disponíveis no site
Para viewing room online, acesse aqui