Artistas

Noemi Ribeiro

Noemi Ribeiro, nasceu em São Paulo, em 1943. Iniciou seus estudos em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP / SP), em São Paulo. Em 1978 mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez mestrado em História da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / RJ).

No Rio de Janeiro começou a estudar gravura em metal e xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1979.

Em 1983 iniciou a carreira no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde desenvolveu suas atividades como gráfica e restauradora de blocos de madeira e placas de metal de importantes artistas brasileiros da Coleção de Gravuras do museu. Em 1986 fez um estudo especial na The Arts Students League de Nova York, com Roberto Delamonica e Michael Ponce de Leon, como bolsista da Capes / Fulbright, com o objetivo de desenvolver habilidades para a restauração de matrizes de estampas.

De 1988 a 1990 retornou a São Paulo e trabalhou como professora gravurista no Museu Lasar Segall. O seu trabalho incluiu a reimpressão das chapas metálicas de Lasar Segall e este trabalho teve como objetivo divulgar a preços mais baixos um importante arquivo de gravuras.

Ao longo de suas atividades como gráfica e pesquisadora expôs suas gravuras em galerias. Nos anos 90 estudou web design e começou a trabalhar com computação gráfica, que está presente em seus trabalhos atuais.

 Em 1996, aposentou-se do MNBA / RJ e continuou a trabalhar como pesquisadora independente de história da arte. Paralelamente às atividades de pesquisadora, deu continuidade à gravura e expôs em galerias e participou de coletivas em Bratislava, Alemanha, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente expõe seus trabalhos nas mostras coletivas da Galeria ZAGUT, no Rio de Janeiro.

Obras do artista