Artistas

João di Souza

 João Di Souza cria situações imaginárias do quotidiano em ambientes coloridos cheios de informação pictórica. Sua pintura caracteriza-se pela figuração e é uma mistura de fantasia e de realidade sobre a tela. Influência assumida da mexicana Frida Kahlo, que por sua vez, aparece em muitas das suas pinturas como uma figura de fundo a perturbar a ordem da composição com sua expressão firme, que atrai o olhar de quem a observa.


No meio desse colorido surge formas padronizadas feitas com a técnica do estêncil. Padrões que se repetem de uma tela para outra e que dão ordenação à pintura. As figuras de homens retratados, são de amigos e estão sempre no primeiro plano como protagonistas de pequenas narrativas. Desenrola em suas pinturas situações no tempo. O que faz o artista é congelar estes momentos que passam à sua frente.

 

A atmosfera de suas pinturas é de um realismo fantástico  característico dos artistas dos trópicos. É a fantasia que mistura-se com o afeto, o humor e a sensualidade.  Pequenas narrativas que parecem nos contar de situações banais diárias. São imagens poéticas congeladas na pintura de João Di Souza.

 

O artista cria um universo homoerótico sensual fazendo valer na sua potência a pintura figurativa que ressurge na contemporaneidade ainda mais forte como prática artística. Sem ser acadêmico, João Di Souza faz uma pintura bem equacionada com cores vibrantes, desenvoltura e temática atual, com ares de pop arte.

Obras do artista