Agenda

Talentos das Artes Visuais - Santander

Farol Santander - R. João Brícola, 24, Centro Histórico de São Paulo

Talentos das Artes Visuais  - Santander

O Talentos das Artes Visuais é um concurso interno destinado exclusivamente aos funcionários e estagiários das empresas do Grupo Santander Brasil. Trata-se de um projeto que busca incentivar a criatividade e a inovação através da valorização da curiosidade e da sensibilidade materializadas em diversas formas de produção artística.

Em consonância com os objetivos do Grupo Santander Brasil de dar amplitude à expressão da criatividade como estratégia para o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, este concurso apresenta uma seleção de obras realizadas em suportes distintos que guardam em comum a certeza de que a persistência em criar – a despeito das dificuldades técnicas ou das barreiras individuais que cada autor enfrenta em seu processo produtivo –, mais do que uma vocação, é o resultado de paixão e de entrega incondicionais ao fazer artístico.

As fronteiras entre os processos de criação há muito deixaram de existir, mas a expressão artística humana (e a necessidade de seu compartilhamento) ainda é algo essencial em nosso dia a dia – quer sejamos artistas profissionais, quer nos relacionemos com a arte em nossos momentos de lazer ou nos intervalos de nossos afazeres.

Sabedores de que as artes visuais se expandiram tanto que passaram a incorporar uma realidade de múltiplos processos de conhecimento atravessados por um complexo conjunto de formas de expressão que se misturam e interagem, os funcionários e estagiários que enviaram suas obras para o concurso Talentos das Artes Visuais – Santander apresentaram um cativante conjunto de trabalhos, em categorias diversas, que oferecem uma amostra precisa da amplitude de personalidades, interesses, inspirações e referências distintas que compõem o quadro geral de colaboradores do Grupo Santander Brasil.

As pinturas, os desenhos, as gravuras, as fotografias, os vídeos e as esculturas que estruturam esta exposição são o resultado de um rigoroso processo de seleção e se apresentam ao público como um exemplo palpável de que uma das características que distinguem o século 21 é a possibilidade de convivência entre todas as formas de expressão – no terreno da experimentação artística, no ambiente de realização de negócios ou mesmo na senda das tarefas administrativas.

Por isso, nós nos orgulhamos de poder reunir, nesta primeira edição do concurso Talentos da Arte Santander, obras de concepções pessoais capazes de formar um amplo panorama da criatividade atual dentro do quadro de funcionários do Grupo Santander Brasil. A qualidade e a diversidade das obras selecionadas são uma amostra da originalidade e do vigor que já estão, desde sempre, inseridos no ambiente de trabalho desta instituição – e revelam-se como um referencial a partir do qual é possível também identificar novos talentos, novas tendências e novos rumos tanto dentro do campo da cultura quanto no ambiente dos negócios.

Agnaldo Farias, André Severo e Carlos Trevi Conselho Curatorial

Acesse pelo link :
www.artsoul.com.br/talentos-das-artes-visuais-santander

 

 

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

 

“O acesso à cultura é uma necessidade básica, mas só poderíamos reabrir o Farol Santander quando tivéssemos certeza que a saúde de nossos visitantes e funcionários seria preservada”, ressalta Patricia. Seguindo as orientações das autoridades públicas para a reabertura, o Farol funcionará em horário reduzido – das 13h às 19h, de terça a domingo -, com ocupação máxima de 60% da capacidade total do prédio.

 

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 750 mil pessoas, com 16 exposições nos eixos temáticos e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

 

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no espaço Memória que tem com mobiliários originais feitos pelo Liceu de Arte e Ofícios em salas de reuniões e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista 360º, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

 

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés.

 

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, que tem previsão de reabertura em novembro, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo, desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

 

 

Serviço:

Farol Santander São Paulo

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 13h às 19h (terça a domingo)

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

*Tempo máximo de visitação ao prédio: 1h45

*Monitoria no andar

* Instalações acessíveis para cadeirantes

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Saídas de emergência