Artistas

Regina Giménez

Regina Giménez

Barcelona, 1966 | Vive e trabalha em Barcelona.

Regina Giménez explora uma iconografia baseada no desenho gráfico e nas técnicas de marketing de um mundo pós-industrial. Suas pinturas evocam o desenho gráfico e industrial da Alemanha e da Rússia a partir dos anos entre as guerras, utilizando elementos do estilo internacional para criar composições abstratas.

Com "backgrounds" cobertos de ricas texturas e pinceladas gestuais, os elementos principais de Regina Giménez são colagens aplicadas à tela pictórica e emotiva, dando às composições seu alívio característico. São cenas urbanas, quase utópicas, que representam um mundo mais inocente, onde o poder do consumismo e da industrialização é visto com olhos benevolentes. O trabalho, no entanto, não recai sobre uma nostalgia pós-moderna, mas, em vez disso, convoca o espectador a entrar no espaço arquitetônico que é criado pelas amplas camadas de cor e a densa textura que informa o trabalho, ao mesmo tempo em que nos obriga a refletir sobre a poderosa ironia que inspira essas pinturas.

Giménez expôs individualmente em galerias na Alemanha, Barcelona, Madri, França e Bélgica. É vencedora de vários prêmios de prestígio e, desde 1997, exibiu anualmente na Feira Internacional de Arte de Madrid, ARCO. Sua obra faz parte de coleções de importantes instituições como o Museu D'Art Modern de Tarragona (Tarragona), Fundação Carmen & Lluís Bassat (Barcelona), Fundação Coprime (Paris) e Coleção Testimoni, La Caixa (Barcelona).

Obras do artista