Exposição “ÉLAN VITAL” de Valeria Weber

“Pavônia”, 2019 – Acrílica sobre tela - 1,50 x 1,90 cm
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página.
Temos o prazer de anunciar a abertura da segunda exposição individual na galeria, da artista VALÉRIA WEBER, intitulada “ÉLAN VITAL”.
QUARTA-FEIRA, 11 de MARÇO DE 2020
Preview das 14h às 17h. Abertura das 18h às 21h.
Texto Crítico da exposição: Valeria Weber, Élan Vital
“Pinturas abstratas são modelos fictícios porque elas tornam visível uma realidade que não podemos ver e nem descrever, mas cuja existência nós podemos sugerir.” Gerhard Richter
Em Élan Vital, Valéria Weber celebra a tinta como meio artístico, não esconde as pinceladas usadas na formação da imagem e a importância das cores como forma de expressão.
Se anteriormente Valéria se mostrava interessada em expressar nas suas pinturas a natureza e o bem-estar por ela proporcionado, em Élan Vital nota-se que seu o processo artístico passou também a incorporar outros temas, transpassando os conceitos de abstrato e figurativo para se tornar um instrumento de expressão pessoal onde a sobreposição de camadas de tinta, uso de cores e traçado de formas acaba por criar contextos que podem parecer únicos, mas que, na verdade, estão sujeitos à múltiplas interpretações. Ela mesma explica: “não tenho interesse em retratar o que vejo, mas sim o que sinto...de brincar com as cenas reais de forma a fantasiar através das cores e formas”. Em pinturas como “Pavônia” ou “Bálsamo”, inspirada pela natureza ou por acontecimentos do seu dia-a-dia, Valéria mostra como cores e formas podem ser usadas para exprimir estados de espírito onde o feminino e o sensual também estão presentes.
Mostrando a sua versatilidade para trabalhar com outros meios e materiais, Valéria coloca essa mesma energia nas cerâmicas manuais feitas em barro branco e na sua série de aquarelas e colagens. A artista representa o natural colocando, de forma lírica e rica em textura, a cor em destaque.
Patrícia Bonchristiano
Oxford University/ Courtauld Institute of Art
Além de pinturas e cerâmicas que a artista já vem desenvolvendo, haverão novos trabalhos em aquarela e colagens.
Texto crítico de Patrícia Bonchristiano da Oxford University / Courtauld Institute of Art
SERVIÇO: Arte Hall Galeria de Arte
Artista: Valéria Weber
Exposição: Élan Vital
Texto Crítico: Patricia Bonchristiano
Abertura: quarta-feira, 11 de março, das 14h às 21h
Período: de 12/03 à 09/04/2020
Abriremos sábados 14 e 28 de março, das 12h às 16h30
Horários: Seg. à Sex. das 10h às 18h – sábado sob agendamento
Contato: (011) 3063 4630 / [email protected] / www.artehall.com.br