Exposição individual “Você em tudo”, de Roberto Vivo
Exposição
- Nome: Exposição individual “Você em tudo”, de Roberto Vivo
- Abertura: 08 de junho 2026
- Visitação: até 25 de julho 2026
- Galeria: Galeria Aura
Local
- Local: Aura
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua da Consolação, 2767, Jd. Paulista – São Paulo, SP
roberto vivo — você em tudo
A Aura apresenta a exposição “Você em tudo”, primeira individual do artista Roberto Vivo no Brasil. A mostra abre ao público no dia 08 de junho, com recepção das 18h às 21h, e reúne um conjunto de cerca de quinze esculturas, além de duas pinturas de grande escala, que atravessam temas formais de movimento, onde percebe-se grande influência da dança.
Roberto Vivo é um artista interessado nas artes em seu sentido amplo e diverso. Dos sete aos vinte anos de idade, o desenho e a pintura estiveram muito presentes em sua vida, por influência direta de sua avó materna – uma pintora que, por ser uma mulher nascida no século retrasado, foi privada do direito de ser artista. Foi na companhia dela que ele criou suas primeiras telas. Crescendo em um ambiente marcado por muita cultura e também pelas responsabilidades de um legado empresarial, nos universos das exatas e das humanas, ele se constituiu como sujeito.
De forma resumida, sua biografia de artista é marcada por uma série de acontecimentos que, a priori, não se conectam. Justamente por isso, por marcos ecléticos em sua vida, é tão interessante e errante o percurso que ele faz até chegarmos ao seu trabalho escultórico. Com passagem pela faculdade de Arquitetura e graduado em Cinema e Administração de Empresas, dentre suas principais realizações artísticas e políticas estão: ser líder de três bandas de rock; produzir um filme; escrever e publicar dois livros; e fazer parte da organização dos primeiros atos a favor da democracia uruguaia diante do regime militar. O retorno às artes visuais ocorreu há oito anos.
Com ideias acumuladas de toda uma vida adulta, esse retorno se deu pela pintura em acrílica. Nos últimos anos, por conselho de seu grande amigo e exímio escultor Pablo Atchugarry, Roberto passou a se dedicar à escultura, trabalhando com bronze e mármore. Seu processo sempre começa com o desenho livre em seus cadernos, que posteriormente é renderizado no computador, levando cerca de um ano de execução. Sua relação de colaboração com a especialista em renderização, o artesão da fundição, as máquinas e os engenheiros da indústria metalúrgica, é próprio de um método de trabalho muito marcado por seus conhecimentos de arquitetura e de administração.
Quanto às imagens de suas esculturas, que muitas vezes parecem saltar do campo bidimensional de suas telas para o espaço, percebe-se uma grande influência da dança. A presença latente do movimento em suas esculturas pode ser interpretada a partir daquilo que habita a profundeza de sua produção artística: o amor. Mais especificamente, o amor romântico, aquele que é a maior inspiração da poesia.
Aos onze anos de idade, Roberto conheceu o grande amor de sua vida, a bailarina Soledad García Lagos, um ano mais jovem que ele. Foi com essa idade que ele declarou à sua mãe que se casaria com ela. Dito e feito. Fazia apenas um ano que ele havia voltado a pintar quando ela partiu, aos 64 anos. A partir de então, é possível afirmar que a maioria dos seus trabalhos é dedicado a ela, ainda que inconscientemente. Dois anos depois, ele nomeou uma série de cinco pinturas com o código YAE, que significa you are everywhere – em uma livre tradução: você em tudo.
Assim, é pelo movimento da forma que outrora Roberto reconheceu no dançar de Soledad que suas esculturas dão continuidade ao baile. O artista se refere às formas, como ele mesmo diz, “como se fossem parte de um corpo humano”, de modo que muitas de suas esculturas são abstrações de elementos figurativos, mais especificamente de esqueletos. São estruturas orgânicas que representam a vida, agarram formas e se movimentam, ainda que estaticamente. Isso porque é o amor o que move seu trabalho.
Paula Borghi
São Paulo, maio de 2026
Serviço
visitação
08.06 – 25.07.2026
aura
rua da consolação, 2767 jd. paulista - são paulo ,sp
telefone
+55 11 3034-3825
+55 11 91674-3679