Sonia Xavier (Sonia X)

Sonia Xavier (Sonia X) – Niterói/RJ, 1938. Reside em Petrópolis/RJ.

Seu trabalho é inserido nos anos 2000. Na pesquisa artística, busca estética na percepção da beleza e das diferentes formas de arte, literatura, música, poesia e seus autores. Sua obra tem em seu núcleo a conexão entre elementos como ferro, placas oxidadas, alumínio, sucata e madeira, sempre destacando o uso de cores fortes e diversos outros materiais como rendas, arames, contas e cristais. Em suas pinturas, instalações, objetos e esculturas ela usa uma mistura de técnicas como montagem, monotipo, cáustica e colagem, criando formas que ressoam com o poder do inconsciente, mergulhando profundamente em cores que se aproximam de um expressionismo abstrato. Ela faz uso da literatura, da poesia e da dança para criar suas imagens; um mergulho na inquietação que leva à expressão linguística em cada uma de suas obras.

Formação: Bacharelado em Pedagogia com especialização em Formação e Desenvolvimento Pessoal (EUA, Alemanha), desenho e pintura no curso de Ensino de Economia Rural, [Universidade Rural] Universidade Rural – RJ, Escola de Artes Marlene Godoy – Brasília (5 anos). Participação em diversos grupos de estudos com artistas como Luiz Ernesto [Parque Lage] (Parque Laje), Ieda Fiúza (SP), Jonh Hall (EUA), Marcelo Lago (Petrópolis), SESC Petrópolis. NEART/FUNART Petrópolis/RJ (3 anos). Estágio no Centro Cultural da Universidade FASE/Petrópolis, com o artista francês Stelh Mahing.

Galeria Trabalho: [Banco do Braisl e Centro de Cultura e Artes Caixa Econômica] Centro Cultural do Banco do Brasil e da Caixa Econômica - Brasília/DF. Mulheres na Literatura-Solo (2011) – Sala de Arte Djanira, centro de cultura e artes Raul de Leone-Petrópolis/RJ. In Situ-Collective (2013) - Escultura Contemporânea, Friburgo e Petrópolis/RJ. V Descem a Serra-Coletivo (2017 e 2018) – Centro de Cultura da LUZ/RJ. Grupo Açúcar-Coletivo (2017) - SESC Quitandinha/Petrópolis/RJ. "10 ao Cubo"-Coletivo (2017) – Centro de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, Centro de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian/RJ. Mulheres na Literatura-Solo (2017) – Aliança Française – Niterói/RJ. Profissão Artista-Coletivo (4 exposições consecutivas, de 2016 a 2019), centro de cultura Raul de Leone, Petrópolis/RJ.

Mídia: Entrevista sobre a obra de Sonia X – Centro de Cultura e Artes da Universidade FASE, Rede TV Network e rede local Canal 10 – Petrópolis/RJ. Jornal local "Tribuna de Petrópolis", área de exposição código-24, Santa Tereza/RJ. Entrevista para a Revista Casa e Campo sobre a obra de Sonia X.

 

Conheça

Obras deste Artista

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52