Artistas

Renato Leal

Renato Leal (Santos-SP, 1973). Vive e trabalha em São Paulo-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, é artista visual.

Expõem regularmente desde 2004, no Brasil e no exterior, com destaque para: Geografias, Nosso Lugar É caminho, coletiva realizada em 2017 com curadoria xde Bernardo Mosqueira, no Sesc Santos-SP;

“Círculos, quadrados, triângulos, a geometria e seus variados elementos são as ferramentas que o homem criou para tentar organizar e dar sentido e forma ao não visível, como nos gráficos e nos elementos químicos, ou traçar certas regras possíveis para a percepção visual, como por exemplo, a harmonia e as proporções da natureza, posteriormente rebatidas nas construções humanas, como na arquitetura, design e arte. “1

Renato Leal  tem o desenho como linguagem primordial e a geometria como meio de expressão e construção do seu  pensamento artístico. Sua produção se manifesta tanto no bidimensional como no tridimensional, por meio de desenhos, fotografias, esculturas e instalações que exploram a geometria para constituir forma, tamanho, estrutura, definir posição, destacar propriedades dos espaços onde estão inseridas e explorar possibilidades de raciocínio físico e matemático.

Algumas das suas esculturas proporcionam uma experiência física e estética do espectador com suas composições e efeitos ópticos. Elas apropriam-se das áreas expositivas, utilizando o espaço como suporte e elemento de relação, desafiando o público a se deslocar por ele para ativa-las com a sua movimentação, e consequentemente do seu olhar.

Entre desafios, questionamentos e algumas afirmações, o artista segue construindo uma escrita onde a palavra é a linha, o quadrado, o retângulo, o círculo e o ponto, sem ponto final.

1 Trecho do texto de Douglas de Freitas para Intersecções, exposição individual do artista realizada em abril de 2019 na Galeria Arte Formatto, em São Paulo.

Obras do artista