Artistas

J. Borges

José Francisco Borges (o Jota Borges) nasceu em Bezerros, em 1935.
Frequentou apenas o curso primário e, em 1956, começou a vender folhetos (de outros autores) nas feiras-livres do interior pernambucano. Gostou daquele tipo de literatura e passou a imitar os poetas, tendo seu primeiro folheto contado a disputa de dois vaqueiros por uma donzela. Depois, passaria a fazer, também, as xilogravuras para ilustrar as capas dos folhetos. Considerado um dos melhores gravadores populares do Nordeste brasileiro, já expôs seus trabalhos em países como USA, Suíça, Alemanha, Venezuela e México. Em 1970, escreveu o texto "A Feira" para um show e um disco do Quinteto Violado.
Em 1994, lecionou gravura, como convidado, na Universidade do Novo México. É autor de dezenas de xilogravuras que ilustram o livro "As Palavras Andantes", do escritor uruguaio Eduardo Galeano, publicado em 1994.
Foi, ainda, agricultor, carpinteiro, pedreiro e pintor de parede. Em 1975, produziu xilogravuras para a abertura da novela "Roque Santeiro",de Dias Gomes, que a TV Globo não exibiu porque foi censurada. E produz grande número de publicações de cordel.
Hoje Jota Borges é conhecido no mundo inteiro. É sem dúvida o mais importante xilogravador brasileiro de todos os tempos.

Obras do artista