Artistas

Raquel Nava

RAQUEL NAVA nasceu em 1981 em Brasília (DF), onde vive e trabalha. Formou-se em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (2007), obteve o título de mestre em Poéticas Contemporâneas pela mesma instituição (Bolsa Capes 2010-12) e foi aluna da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (2005). Também trabalhou como professora de licenciatura em Artes Visuais na Universidade Aberta do Brasil - UAB/UnB (2010-2017).

Na sua prática artística, investiga o ciclo da matéria orgânica e inorgânica em relação aos desejos e hábitos culturais, usando taxidermia e restos biológicos de animais justapostos à materiais industrializados em suas instalações, objetos e fotografias. A variação cromática com a qual trabalha nos objetos e fotografias, aproxima-se da paleta utilizada na sua produção de pintura. A diversidade de sua produção está nos experimentos com técnicas e materiais, mas sempre surge uma referência aos órgãos ou aos organismos.

Expõe com regularidade desde 2006, com mostras individuais em Brasília, Rio de Janeiro, Lima e Paris. Entre as suas exposições mais recentes, destacamos: Apresuntados, na 2a Mostra do Programa de Exposições do CCSP – São Paulo (2019); 7a edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantônio Vilaça, na FAAP – São Paulo (2019); Triangular: Arte Deste Século, na Casa da Cultura da América Latina/CAL UnB – Brasília e Luto Tropical, na Pasto Galeria, em Buenos Aires, Argentina (2019).  Foi premiada no 19º Salão Anapolino de Arte e no Transborda Brasília 2018 – Caixa Cultural. Em 2016, seu projeto de residência artística Taxidermia Contemporânea: transformações e apropriações foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura/DF – Brasília. Foi indicada ao Prêmio Pipa em 2018 e ao Prêmio Indústria Nacional Marcantônio Vilaça em 2019.

Obras do artista