Francesco João

A prática de Francesco João se entrega à ambivalência do método pictórico, enfatizando a dualidade entre o imediatismo e a complexidade excessiva do meio. Imerso em um loop de reconfiguração em constante mutação e em constante evolução, o meio da pintura reafirma duradouramente sua substância tanto pela legitimação histórica quanto pelo confronto com imagens de disseminação rápida que se aderem à esfera do digital. 

A complexidade desse gesto específico - a pintura - encontra seu reflexo no trabalho de João, onde a imagem é produzida através do uso de um esquema complexo de camadas justapostas, que permitem que as formas surjam por meio da subtração. Mergulhando profundamente na tangibilidade calibrada da tela, o gesto de João é orientado para a produção de imagens funcionando como ideias. O imediatismo - digamos, a inocência - da pintura é o núcleo real no qual o trabalho de Francesco João é fundamentado, ou seja, a capacidade de fornecer significado sem muitos obstáculos formais, sendo também autoconsciente ao investigar a natureza do próprio meio. 

As telas produzidas pelo artista nestes últimos anos consistem na elaboração de uma linguagem visual que é disruptiva em sua sensualidade e crueza. Paletas gradientes e texturas sonhadoras murmuram segredos de fuga, horizontes esquecidos e galáxias rarefeitas - camadas e camadas de guache que protegem do olhar do espectador. No trabalho de João, a união do enigmático e do pragmático é tangível, pois é a associação de cenários simples e diretos com extra-complicações que muitas vezes seqüestram a linearidade de suas pinturas. Essa dualidade desencadeia o mistério suave que está latente na produção de João - aquela sensação de fascinação etérea quando se depara com grandes painéis envoltos em tela crua.

Francesco João (Milão, 1987) vive e trabalha em São Paulo. 
Suas exposições incluem Donkey Man, Mendes Wood DM, São Paulo (2017); Everything tends to ascend. Or not., Pivô, São Paulo (2016); Summertime ’78, Kunsthalle São Paulo, São Paulo (2015); Nimm’s Mal Easy, Ausstellungsraum Klingental, Basel (2015), Extra DRY, Peep Hole/DRY, Milão (2014), Dizionario di Pittura, Galleria Francesca Minini, Milão (2014), The Opposite of the Opposite Opposite of the Opposite, Gasconade, Milão (2012). 


Conheça

Obras deste Artista

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52