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Artista

Guto Neves

O Ato de criar algo que se possa girar com as mãos, é a diretriz inicial do meu ofício... sendo jóias (ouro), ou esculturas (mármore) - metal ou mineral.

No final dos anos 90, vim de Santos para SP, estudar Desenho Industrial, e assim fiquei por dois anos, até trancar o curso. Como contra ponto, engatei um curso de dois anos ‘‘A Construção do Objeto 1999/2000 - Fernando e Humberto Campana’’ no MUBE: Museu Brasileiro da ESCULTURA aonde também fui assistente do Carlito Carvalhosa, na exposição chamada - duas águas / esculturas em gesso 1999 - e foi também no MUBE a minha primeira exposição no Brasil, com Grupo Notech desing. 
Em 2021 crio as obras em mármore Silvec grego para a primeira série; 04 esculturas. No estudo e elaboração das obras, há questionamentos acerca das formas já criadas e aos bens de consumo - impossibilito a função inicial e a coloco no mesmo lugar do que foi protegido um dia.(...)
Assim, alicerça-se no minimalismo e neoliberalismo, havendo um formalismo novo, no qual o artista terceiriza a sua produção, conseguindo atribuir um novo sentido funcional a objetos que seriam definitivamente descartados, pois foram criados para uma função temporária. (...)
Em Japonês existe o conceito de mitate - ver determinado objeto não a partir da função originalmente pretendida, mas como algo diferente; conseguir ver uma coisa como se fosse outra, e passar a usá-lá de outra maneira. Os utensílios se desgastam com o uso. Sua praticidade se torna obsoleta. Mas, isso não significa o fim de sua vida útil. É possível encontrar uma nova função para o objeto e lhe dar uma nova vida.

Em 2022 crio a segunda série, com mármore Nero Marquina, acrescento a coleção, 04 novas esculturas.

Livro: ZEN - A arte de viver com simplicidade - Shunmyo Masuno. Já sua primeira exposição internacional, ainda que tenha participado remotamente - não esteve fisicamente- , foi a ‘‘Abitare Il Tempo’’ em Verona na Itália. Depois disso participou de outras como na embaixada do Brasil em Roma e em Marseille na França. Desde sempre Guto teve seu olhar voltado para o mármore, sendo objeto de apreço e estudo, como possível material a ser trabalhado.


Constantin Brâncusi e Sergio Camargo foram fontes inspiradoras para o desenvolvimento de seu trabalho. Sua primeira coleção de jóias se chamava inicialmente ‘‘Marginal’’ e depois ‘‘À Margem’’, peças essas de originalidade pura, pois Guto criou contraponto de belo-não belo entre pregos e diamantes, capazes de riscas e cortar o vidro respectivamente e formas triangulares, que antigamente na joalheria eram opostas ao luxo, consideradas vulgares.


No universo da moda, atuou em diversas marcas produzindo acessórias para desfiles das semanas de moda em São Paulo e Rio de Janeiro. Houve um momento que teve a chance de unir a joia com a escultura, criando peças para coleção ‘‘Nero’’ para a multi-marca de alta joalheria europeia no Brasil chamada ‘‘Ego Concept’’, representando dois joalheiros alemães e dois italianos sendo Guto, o primeiro brasileiro a fazer parte do casting.

Na Elaboração de vitrines, Guto começou a inserir blocos de mármore como display para as peças - coleção Nero (joias) - expostas.

Por: Guto Neves

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