Artistas

Cristina Lapo

Cristina Lapo nasceu no Rio de Janeiro em 1981. Hoje vive e trabalha entre o Rio de Janeiro  e Lisboa. De 2000 a 2001, estudou na Inglaterra no Kent Institute of Art & Design e, na sequência, até 2004, fez bacharelado em Comunicação Visual (Ilustração) na University of Central England. Depois, diplomou-se em Ilustração pelo ETIC Design Instituto, em Lisboa, Portugal. Fez pós-graduação em Belas Artes no Instituto de Arte de São Francisco, nos Estados Unidos, em 2011, e concluiu o mestrado em Belas Artes na mesma instituição em 2012. De volta ao Brasil em 2014, estudou no Parque Lage.

Sua  produção parte do desenho e da pintura e se desdobra em uma profícua exploração  dos elementos fundamentais dessas técnicas: o ponto, a linha e o plano. Em suas  esculturas, a artista espacializa as linhas do desenho, utilizando-se de  madeira, aglomerado, aço inoxidável, aço carbono e até fios de cabelo. Suas  esculturas, fotografias e pinturas organizam as linhas no espaço e reforçam os  pesos e influências recíprocas desses trânsitos e deslocamentos, seja no ‘caos  imagético’ de suas serigrafias, sejam nas linhas minimalistamente articuladas  entre os planos ortogonais de suas esculturas.

Cristina  Lapo já expôs em diversos espaços no Brasil, Estados Unidos e Portugal dos  quais destacam-se as seguintes exposições individuais: Entrelinhas, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, Brasil (2017); Transitions, Consulado Geral do  Brasil em São Francisco, EUA (2012) e no museu Piedmont Art Gallery, Martinsville,EUA (2009). Entre as exposições coletivas destacam-se: Medida Fiel, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro (2018); ArtRio, Rio de Janeiro (2018); Fantasy  Factory, São Francisco, EU (2013); The Huge Whisper, 111 Minna Gallery, SãoFrancisco, Estados Unidos (2010) e Sketch, Diego Rivera Gallery, São Francisco,EUA (2009). Também recebeu o prêmio National Juried Choice Awards, São  Francisco, EUA (2013).

Obras do artista