Programação de Agosto no MAM Rio

MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro

Programação de Agosto no MAM Rio

>>> EXPOSIÇÕES

Estado Bruto – até 29/ago

 

>>> CICLO DE CONVERSAS CENAS DA CULTURA IMATERIAL: 25 e 26/ago, das 14h às 16h

Do ritmo e do canto 

Encontros que reúnem pessoas ligadas a práticas e tradições do Rio de Janeiro, do Maranhão e de outras regiões do Brasil. Neste mês, as conversas abordam aspectos semânticos e gramaticais do som, suas estruturas e composições, além das dimensões de encantaria e ritual presentes em festas de terreiros, no samba e na musicalidade indígena. Parte do projeto Legados Vivos, que reflete sobre os processos de construção de patrimônio e cultura comum, contemplando encontros, uma exposição, uma publicação e mostra de cinema. Inscrições online através de formulário.

 

>>> ACERVO EM FOCO: 28/ago, às 14h

Reino distante, de Márcia X com Shion Lucas

Diálogo sobre a obra da artista Márcia X de 1998 que integra a exposição Estado bruto, e que faz parte do acervo do MAM Rio. A visita faz parte do projeto Acervo em Foco, dedicado uma conversa sobre uma obra do acervo do MAM, estudando junto com os públicos suas singularidades e suas histórias, explorando diversos caminhos para entender sua possível relevância nos contextos da arte e da cultura. Vagas: 12. Distribuição de pulseira na bilheteria com 30 minutos de antecedência. Faixa etária: livre.

 

>>> VISITAS PETROBRAS: Domingo – 29/ago, às 10h30, 13h30 e 15h

Os educadores acompanham grupos de até oito pessoas de qualquer idade, em que dialogam e compartilham olhares, leituras e significados em relação às exposições do MAM Rio. Vagas: 8 por visita. Agendar no site do MAM.

 

>>> CINEMATECA DO MAM (ON-LINE)

Cinesul – Viagens e Fronteiras: 22 – 29/ago

O Cinesul é, desde sua criação há 20 anos, o espaço de exibição do cinema independente ibero-americano na cidade do Rio. Em agosto, com curadoria de Claudia Durán, a Mostra Viagens e Fronteiras marca a reestreia do Cinesul de uma forma diferente: online, proporcionando ao seu público mais uma vez a oportunidade de conhecer a cinematografia do Brasil e de seus vizinhos.

Retrospectiva Duas Mariola: 23/ago – 16/set

Duas Mariola Filmes é uma produtora carioca fundada em 2006 por ex-alunos egressos do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense. Destaca-se por uma filmografia que compreende cerca de 20 títulos, entre longas, médias e curtas metragens, em sua maioria exibidos e premiados nos grandes festivais internacionais e brasileiros como Cannes, Berlim, Rotterdam, Brasília, Gramado e Tiradentes. A produção da Duas Mariola Filmes será apresentada em seis programas duplos reunindo alguns dos principais filmes da produtora.

Ciclo Veredas do Patrimônio Audiovisual: 27 – 30/ago

Em agosto, o projeto Veredas do patrimônio audiovisual destaca uma das ações da UCLA Film & Television Archive, segunda maior instituição de preservação audiovisual dos Estados Unidos, o Outfest Legacy Collection. Trata-se de uma pioneira iniciativa de identificação, reunião e restauração da filmografia nacional LGBTQIA+ produzida entre os anos 1960 e 1990. Será exibido o filme Diferente dos outros (Anders als die Andern) de 1919, considerado o primeiro filme voltado para o público gay que hoje só existe como fragmento restaurado pela UCLA Film & Television. Além do filme, será apresentada uma conferência de May HaDuong, criadora do projeto e atual diretora geral do arquivo e da preservacionista audiovisual Jillian M. Borders.

 

Foto da capa: Fabio Souza. 

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52