Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposições: “Puffy Doodle” e “CPF 282991208-02”, de  Kille e Leandro Spett
Exposição

Exposições: “Puffy Doodle” e “CPF 282991208-02”, de Kille e Leandro Spett

Exposição

  • Nome: Exposições: “Puffy Doodle” e “CPF 282991208-02”, de Kille e Leandro Spett
  • Abertura: 26 de novembro 2024
  • Visitação: até 15 de janeiro 2025

Local

  • Local: Galeria Kovak & Vieira
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Conêgo Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo

Kovak & Vieira abre individuais de Kille e Leandro Spett   

          

                                   

Os artistas Kille e Leandro Spett abrem individuais no próximo dia 26, na Galeria Kovak & Vieira, em São Paulo. “Puffy Doodle” e “CPF 282991208-02” intitulam as mostras respectivamente e traduzem em obras, as características e estilos de cada artista. Independentes, a mostra “Puffy Doodle” tem curadoria de Luiza Testa e “CPF 282991208-02”, de Renata Rocco. Ambas seguem em cartaz na Kovak & Vieira até 15 de janeiro de 2025. 


Lúdicas, os “Puffy Doodle” são mini esculturas feitas em polímero. São 15 obras, entre quadros e esculturas, para essa exposição, todas inspiradas no universo pop, na arte urbana e na cultura visual contemporânea. A mostra de Kille, segundo a curadora, une o conhecimento do artista na área industrial à criatividade, resultando em obras de arte irreverentes. “Kille converte a matéria-prima da indústria em arte. Ele manipula materiais sintéticos, subvertendo sua função original para dar a eles uma nova subjetividade, um propósito outro, que não é a utilidade”, pontua Luiza. 


Ela continua: “Encarar uma obra de Kille é como adentrar o território do inconsciente, onde formas e ideias se entrelaçam. Elementos que, à primeira vista parecem misturados ao acaso, na verdade compõem uma trama estruturada pronta para ser decifrada, onde cada parte forma o todo. É preciso um olhar atento para captar e desmembrar os detalhes, que revelam camadas de significado e, ao final, uma narrativa visual. Dentro do aparente caos, surge a ordem: seja pela escolha cuidadosa das cores, os detalhes meticulosamente desenhados ou o encaixe milimétrico entre os puffy doodles – e cada um é único.”

 


Os trabalhos de Leandro Spett, por sua vez, trazem itens por ele colecionáveis como contas pagas, multas que recebeu, passaportes antigos, jogos americanos de lanchonetes, resultados de exames, entre outros, com desenhos e pinturas aplicados. A mostra, que tem seu CPF como título, demonstra a singularidade desses trabalhos que, assim como o CPF de cada cidadão, é único. “Obrigatório a todos os 212,6 milhões de brasileiros, o CPF tem valor legal/jurídico, mas também pode ser entendido como representante de um indivíduo único, com suas memórias, peculiaridades, ideias, desejos, curiosidades, erros, manias e histórias”, revela Renata. 

 

Para a Kovak & Vieira, o artista apresenta parte de duas de suas coleções, divididas em dois núcleos. “No primeiro, vemos as engenhosas intervenções do artista em seus próprios documentos, reiterando a natureza da informação ali contida, ou o trabalhador com ela envolvido. Na segunda, pessoas que trabalham ou transitam pelo centro da cidade vêm representadas por meio do guache sobre papel. São pinturas baseadas nas fotos que o artista faz e coleciona. Nesse núcleo, pessoas ou profissões, muitas vezes invisibilizadas, são dignificadas e singularizadas pelo tratamento plástico que Spett emprega, ao deixá-las protagonistas ante o fundo branco do papel”, conta a curadora e completa: “A mostra de Leandro Spett é autobiográfica. É única como seu CPF. Ela revela o modo como ele olha, preserva e repensa a sua história e a de outros, que com ele dividem a cidade e também histórias de vida”, finaliza Renata Rocco. 

 

 

 

Serviço

Títulos exposições: “Puffy Doodle” e “CPF 282991208-02”

Artistas: “Kille” @kille.puffydoodle e “Leandro Spett” @leandro_spett

Local: Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira

Abertura: 26 de novembro – das 15h às 21h

Período expositivo: 26 de novembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025

R. Conêgo Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h30 às 17h30 e aos sábados das 11h30 às 16h30 | domingos apenas com agendamentos 


Achilles Simioni (Kille)

Kille é um artista plástico e designer cuja trajetória transita entre o mundo dos brinquedos e das artes visuais. Desde jovem, já expressava sua paixão pela arte, criando, desenhando e expondo seus primeiros quadros aos 16 anos. Comandou em sua cidade natal, Ribeirão Preto, a Tapa Galeria ao lado da arquiteta e urbanista Luciana Pagnano, sua esposa. Realizou diversas exposições em parceria com a Galeria Virgílio, levando ao público de Ribeirão Preto uma programação que conectava o cenário artístico local ao efervescente ambiente cultural de São Paulo. Recentemente, o artista lançou Kille Puffy Doodle, marcando seu retorno definitivo às artes visuais. 


Leandro Spett 

Formado em publicidade e propaganda pela ESPM em 1997, Leandro Spett começou a pintar de forma autodidata. Há 30 anos vem trabalhando no campo das artes visuais, criando grafites, desenhos, obras murais, ilustrações, pinturas e caricaturas. Exímio desenhista, o artista experimenta com suportes e materiais diversos. Com obras presentes em exposições coletivas e individual – a última em Miami 2024– Leandro Spett tem como matérias-primas para suas criações as suas próprias coleções. Elas contam com inúmeros de itens, sistematicamente organizados e mantidos ao longo de décadas, que refletem interesses, a observação da cidade e a própria história do artista.


Galeria Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br/

A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos. 


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044