Agenda

Exposição "Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte"

Sesc Pinheiros - R. Pais Leme, 195 - Pinheiros, São Paulo

Exposição "Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte"

Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte



Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a exposição exibe obras realizadas por mulheres e homens artistas que se utilizam do bordado como um meio expressivo contestador de hierarquias estéticas e sociais. O conjunto de obras da mostra, estruturado em torno de dois módulos principais – “Artificando o Bordado” e “Transbordamentos” –, é composto por trabalhos diversos, que variam profundamente em termos de escala, dimensão e técnica; obras que transbordam as hierarquias, os limites a que essa prática foi historicamente confinada. Em cada uma delas, o bordado demonstra sua potência de, ao mesmo tempo, encantar e incomodar, seduzir e conscientizar.  As fronteiras existentes entre arte e artesanato; entre artistas e artesãos, ou entre o artista (no singular masculino) e “as donas de casa prendadas” (no plural, feminino) são propositalmente borradas.
A exposição apresenta trabalhos de mais 30 artistas de diversas gerações, com poéticas e dimensões singulares, como Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Arthur Bispo do Rosário, Beth Moysés, Edith Derdyk, Fabio Carvalho, Fernando Marques Penteado, Jucelia da Silva, Karen Dolorez, Leonilson, Letícia Parente, Lia Menna Barreto, Nazareth Pacheco, Pola Fernandez, Rodrigo Mogiz, Rosana Palazyan, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sônia Gomes, Zuzu Angel, entre outros. A mostra traz também alguns trabalhos de arpilleras chilenas.


Cada obra nos convida a olhar, e repensar, as hierarquias dos gêneros (artísticos e sociais) que vigoram tanto nas práticas cotidianas, quanto nos mundos das artes. O bordado se mostra, ao mesmo tempo, encantador e transgressor, evidenciando sua capacidade de transbordar os limites estéticos e sociais; assinalando uma potência múltipla, não domesticável.


26 de novembro de 2020 a 08 de maio de 2021
Terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, das 10h às 14h
Visitação gratuita, mediante reserva de ingressos.
Local: Espaço Expositivo, 2º Andar

 

Protocolos de segurança

O Sesc São Paulo, cumprindo com o compromisso em promover o bem-estar social, vem retomando suas atividades de modo gradual e respeitando todos os protocolos de segurança recomendados pelo governo estadual e pelas prefeituras municipais, de modo a evitar a propagação do coronavírus.
Para que a visitação à exposição seja segura, solicitamos que todas as orientações sejam respeitadas, tal como o horário de agendamento, o limite de visitantes por período, os protocolos de higienização, o uso de máscara durante todo tempo de permanência dentro da unidade, bem como, o distanciamento social.


Clique aqui para saber mais.

 

Acesso à unidade
• A entrada na unidade é permitida após a confirmação do horário reservado através do Portal do Sesc São Paulo.
• A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, são obrigatórias.
• Não será permitida a entrada de acompanhantes sem ingressos.
• Todas as unidades permanecem fechadas para visitação espontânea, exceto Interlagos e Itaquera.
• A proteção de todos é prioridade! Sugerimos que pessoas dos grupos de risco, conforme definido pelas autoridades de saúde, sejam preservadas neste momento.


Protocolo em caso de sintomas
Se você apresentar os sintomas relacionados à Covid-19, procure o Serviço de Saúde e permaneça em isolamento social.