Agenda

Exposição "Sobre os ombros de gigantes"

Galeria Nara Roesler - Av. Europa, 655 - Jardim Europa, São Paulo

Exposição "Sobre os ombros de gigantes"

sobre os ombros de gigantes - galeria nara roesler, são paulo, 2021

curada por raphael fonseca, exposição inaugural do calendário 2021 da galeria de são paulo investiga as relações e tensões presentes nas ideias de tempo e memória através do trabalho de 14 artistas. exposição 27 de fevereiro – 10 de abril de 2021

 

Nara Roesler orgulha-se em abrir seu calendário de exposições anuais em São Paulo com a mostra Sobre os ombros de gigantes, mostra coletiva com curadoria de Raphael Fonseca.

Sobre os ombros de gigantes reúne artistas cuja produção investiga as relações e tensões presentes nas ideias de tempo e memória. A pluralidade do grupo de trabalhos apresentados, em diferentes linguagens e abordagens, permite uma visão ampliada sobre os temas. A exposição introduz abordagens contemporâneas que, ainda que nos possibilitam compreender como narrativas familiares e ancestrais caminham lado a lado com figuras presentes na elaboração de memórias coletivas.

A exposição tem como premissa a máxima latina “nanos gigantum humeris insidentes”, que, em tradução para o português, gera a expressão que serve de título para a exposição. A frase, segundo o curador Raphael Fonseca,

“aponta para o fato de que, para aprendermos algo no presente, precisamos nos colocar em diálogo com o passado e com os ‘gigantes’ que nos rodeiam.” Esses, por sua vez, são o enorme acervo que constitui nossa memória, ou tradição. Colocando-nos sobre seus ombros, conseguimos ter uma perspectiva ampliada sobre o que ficou para trás e o porvir.

 

Gustavo Caboco, por exemplo, traz para seus trabalhos sua herança indígena, entrelaçando histórias familiares e a paisagem ancestral, a partir de relações de deslocamento dos povos indígenas, buscando possíveis (re)conexões com os territórios originários. A ancestralidade também faz parte da poética do baiano Adriano Machado, que funda uma iconografia entre o cotidiano e a imaginação a partir de uma matriz afro-inventiva. Andrea Hygino, por sua vez, vale-se de operações gráficas da gravura e do desenho para investigar poéticas de arquivo e da memória, enquanto Leila Danziger e Felipe Lippe apropriam-se de imagens presentes em nossa cultura para criar contra-narrativas que buscam redefinir a memória coletiva a partir da tensão entre revelação e apagamento. Enquanto a dupla Amador e Jr. Segurança Patrimonial parodia os costumes das instituições culturais em ações provocativas para tensionar o jogo entre o que se vê e como se vê, Victor Galvão nos oferece, pela fotografia, imagens no limite da desaparição. Em suas pinturas, André Griffo nos apresenta espaços fantasmáticos em que a presença indicial faz perceber pelas imagens e objetos que nela sobrevivem. E Randolpho Lamonier vê na relação da imagem com a palavra a possibilidade de tocar o espaço profuso entre memória e ficção.

Em última instância, Sobre os ombros de gigantes nos pergunta qual engajamento desejamos ter com nossa própria memória, individual e coletiva. Sabendo que sua materialidade maleável é aquilo que constrói nossa identidade, pois acessando-a compreendemos de onde viemos, ao trabalhá-la ativamente podemos construir aquilo que pretendemos ser. Nesse sentido, a recuperação e a valorização de práticas tradicionais e da oralidade são fundamentais para fortalecer o elo entre gerações, sem deixar de lado subjetividades anônimas e periféricas. A exposição, nos possibilita identificar estratégias que ativamente criam novas perspectivas para o futuro, a partir do passado.

A exposição faz parte do Roesler Curatorial Project, iniciativa que desde meados de 2019, sob direção de Luis PérezOramas, reafirma o compromisso da galeria com iniciativas inovadoras e experimentais, estimulando o diálogo entre diferentes agentes do circuito artístico. Sobre os ombros de gigantes estará aberta para visitação na Nara Roesler São Paulo de 27 de fevereiro a 10 de abril de 2021.

Performance de Amador e Jr. Segurança Patrimonial

Sábado, 27 de fevereiro

 11h, 12h, 13h, 14h e 15h

 

serviço                                                                                                                                                      

sobre os ombros de gigantes

27 de fevereiro – 10 de abril de 2021                                                                                                         

agende seu horário               

avenida europa 655, jardim europa, são paulo