Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição “Marcelo Solá SNTTKA + Grafisch Atelier Hidrolands”
Exposição

Exposição “Marcelo Solá SNTTKA + Grafisch Atelier Hidrolands”

Exposição

  • Nome: Exposição “Marcelo Solá SNTTKA + Grafisch Atelier Hidrolands”
  • Abertura: 23 de março 2024
  • Visitação: até 05 de maio 2024

Local

  • Local: Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo SP

Já no ritmo pré SP-Arte, a Luciana Caravello Arte Contemporânea apresenta Marcelo Solá - artista goiano com mais de 30 anos de carreira que fez do desenho sua rota.


Nesta exposição, amplia seu alcance por meio da apresentação de trabalhos oriundos de sua gráfica de livros de artista, a Grafisch Atelier Hidrolands, em um curioso cruzamento de temporalidades.


Em seu espaço na Vila Madalena, Luciana Caravello apresenta a exposição de Marcelo Solá composta por 16 desenhos em técnica mista em diferentes dimensões e um bordado. Em complemento, apresenta ainda, 11 edições de seu atelier de artes gráficas sediado em Goiânia.


Sobre o trabalho de Solá, Theo Monteiro comenta:  “Na poética de Marcelo Solá, o desenho aparece carregado e conformando incontáveis símbolos e signos. Um olhar menos detido pode, inclusive, deixar passar sua carga “desenhística”. Sob o traço de nosso artista, a linha ganha uma fenomenal independência, se lambuzando de toda a sorte de grafismos, arranjos e coloridos espalhados pelo mundo que nos rodeia (...) Seu trabalho pode nos remeter ao ambiente urbano, dada a enorme quantidade de signos e símbolos, e quase símbolos e quase signos, ali presentes. Mas Solá não olha apenas para a cidade. Existe ali algo anterior, quase ancestral. Grafismos estranhos, sugestões arquitetônicas, manchas indefinidas, figuras quase totêmicas. Nosso artista, em sua pesquisa, parece buscar sintetizar uma forma de ser, de se comunicar.”


O ARTISTA

Marcelo Solá (1971) é natural de Goiania/GO, onde vive e trabalha. 

Desenhista visceral, se comunica principalmente através desta linguagem. Transmite sua maneira de ver o mundo e a vida cotidiana nas cidades, com constantes destaques para a arquitetura. Explora seus traços em mídias diversas, como a serigrafia, a monotipia e até a instalação.

 

Participou em 2023 da intervenção coletiva na Biblioteca Municipal Mario de Andrade com a exposição “Do Brutalismo à Vertigem do Olhar”, com obras resultantes da pesquisa sobre o projeto original do prédio da biblioteca. Participou de importantes exposições no Instituto Tomie Ohtake, na Funarte, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, no Festival de Cultura da Bélgica, na 25ª Bienal de São Paulo e no Drawing Center, (Nova York). Recebeu prêmios como a “Bolsa de Apoio a Pesquisa e Criação Artística”, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e duas vezes o “Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea”, da Funarte. Além disso, ainda participou de residências artísticas no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, Canadá e Holanda.


TEXTO CRÍTICO

Theo Monteiro é bacharel e mestre em História pela Universidade de São Paulo, sua pesquisa de mestrado aborda a arte popular no Brasil. Foi curador assistente no Instituto Tomie Ohtake entre 2016 e 2020 e desde 2022 é pesquisador na Galeria Nara Roesler. Atua também como curador e professor de História da Arte, com ênfase em arte brasileira e latino-americana.



LUCIANA CARAVELLO GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Ao longo dos anos, Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea vem consolidando sua posição como um espaço de vanguarda. Fundada por Luciana Caravello, desde 2011 a galeria desempenha um papel fundamental no mercado de arte como uma influente promotora de artistas contemporâneos, tanto no âmbito nacional quanto internacional.


A história da galeria é marcada por uma série de mudanças e adaptações ao longo dos anos, muitas vezes se confundido com a biografia de sua diretora - carioca formada em Comunicação Social, sua trajetória tem início com a criação da Galeria Arte em Dobro e, na sequencia, a Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea - ambas no Rio de Janeiro. Em 2020, em meio à pandemia, muda-se para São Paulo e, percebendo a transferência do mercado de arte para as plataformas e ambientes virtuais, cria um novo modelo de negócio: uma galeria mais compacta. Desde 2023 está sediada em São Paulo, na Vila Madalena.



SERVIÇO
“Marcelo Solá SNTTKA + Grafisch Atelier Hidrolands”

Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea

Texto crítico: Theo Monteiro

Realização: Luciana Caravello

Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo SP

Tel: (11) 91850.2266 email marlise@lucianacaravello.com.br

Abertura: 23 de Março de 2024, sábado, das 11 as 16h

Visitação: de 23 de março a 05 de maio de 2024
3a a 6a feira, das 10 as 18h

Sábado, das 11 as 16h

ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: LIVRE

IMAGENS
Convite
Marcelo Solá, Sem titulo, Tecnica mista sobre papel, 170x150 cm, 2024
Marcelo Solá, Sem título, tecnica mista sobre papel, 160x170 cm, 2024

Marcelo Solá, sem titulo, tecnica mista sobre papel, 180x150, 2024






Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044