Exposição "Maravilha", de José Manuel Ballester
Exposição
- Nome: Exposição "Maravilha", de José Manuel Ballester
- Abertura: 25 de novembro 2024
- Visitação: até 28 de fevereiro 2025
Local
- Local: Instituto Cervantes de São Paulo
- Evento Online: Não
- Endereço: Av. Paulista, 2439 – Térreo
José Manuel Ballester – Maravilha
curadoria Juan Manuel Bonet
O Instituto Cervantes de São Paulo convida para a exposição fotográfica do artista - um percurso visual e arquitetônico por algumas das principais cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador da Bahia e Brasília. Através das fotografias tiradas por Ballester em diferentes viagens pelo país desde 2007, a mostra propõe um itinerário das paisagens urbanas e espaços a partir de um olhar poético, destacando peculiaridades de cada localidade. Este projeto é sucessor da exposição Fervor do Brasil, realizada na Casa de América em 2019, e de uma anterior na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2010.
José Manuel Ballester é representado pela DAN Galeria que apoia a exposição. A abertura acontece na próxima segunda-feira na sede do Instituto Cervantes de São Paulo e tem patrocínio da Embaixada da Espanha no Brasil.
"A visão fotográfica significava uma aptidão para descobrir a beleza naquilo que todos vêem mas desdenham como algo demasiado comum." Susan Sontag, Sobre a Fotografia
"Historicamente, desde o descobrimento até os dias de hoje, o olhar dos artistas estrangeiros que já registraram nosso cenário brasileiro vem revelando imagens que surpreendem. A visão do grande artista plástico e fotógrafo espanhol, José Manuel Ballester, não foi diferente. Nascido em Madri em 1960 e formado em Artes Plásticas, incorporou a fotografia à sua mídia artística e explora sua máquina como quem pinta através das lentes." Flávio Cohn– diretor da DAN Galeria
Serviço
José Manuel Ballester – Maravilha
Curadoria Juan Manuel Bonet
Abertura 25/11, segunda-feira às 19 horas
Instituto Cervantes de São Paulo
Av. Paulista, 2439 – Térreo
Entrada gratuita
Apoio: DAN Galeria
Patrocínio: Embaixada da Espanha no Brasil
Bio
José Manuel Ballester (nascido em 1960, Madrid), pintor e fotógrafo, licenciado em Belas Artes em 1984 pela Universidad Complutense de Madrid, recebeu Prémio de Fotografia Espanhola 2010.
Ele começou sua carreira artística com pinturas focadas nas técnicas das Escolas Italiana e Flamenga dos séculos XV e XVIII. A partir de 1990, ele começou a combinar pintura e fotografia. Entre suas numerosas exposições, destaca-se "Lugares de Paso" (Valência 2003), "Setting Out (New York 2003) ou" Habitación 523 "(Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Madri 2005). Junto com outros artistas, participou em numerosas exposições como ARCO, ART CHICAGO, ART FORUM ALEMANHA e PARISPHOTO e cidades como Dallas, Miami, São Paulo, Dubai, Pequim, Xangai, Toronto e muitas outras.
Em 1999, ele foi premiado com o Prêmio Etching espanhol. Em 2006, ele recebeu o Prêmio Goya de Pintura da Villa de Madrid e, posteriormente, em 2008, recebeu o Prêmio de Fotografia da Comunidade de Madrid. Também, recebeu o Prêmio de Fotografia Espanhola 2010 do Ministério da Cultura. O júri votou nele pela maioria por causa de sua história pessoal, sua interpretação muito peculiar do espaço arquitetônico e da luz e sua notável renovação das técnicas fotográficas.
Suas obras fazem parte das coleções de MNCARS, Museu Marugame de Arte Espanhola Contemporânea no Japão, IVAM Valencia, Museu de Arte de Miami e Fundação de Arte Cisneros Fontanals Miami, Academia Central de Belas Artes de Pekin, Patio Herreriano, Museu do Século 21 de Kentucky, Würth Museu, Fundação Telefônica, Banco Espiritú Santo e Fundação Coca Cola, entre outros.