Exposição "Linha, Cor e Movimento"

Dan Galeria - viewing room no site

Exposição "Linha, Cor e Movimento"

Exposição de Acervo "Linha, Cor e Movimento"
 

Costuma-se relacionar a arte de matriz construtiva a um projeto de construção social vinculado à tecnologia.  No entanto, várias gerações de artistas depuraram a definição de construtividade, chegando ao seu cerne: movimentação das possibilidades de imaginar uma sociedade.

 

Assim, a arte construtiva nos ensina que a relação entre linha, cor e movimento ultrapassa aspectos de composição. E isso vale para toda arte que, como o construtivismo, recusa representar o que já existe.

 

É claro que a linha confere à obra o frescor da fresta ou a coreografia da curva, a caligrafia do pensamento ou o encontro de planos. Porém, o construtivismo nos ensinou a ler que o movimento de uma linha é prioritariamente rumo ao novo.

 

E quando a cor movimenta pulsando luz, ela é pulsão de transformação, e vibra como se fosse um detector de futuros invisíveis.

 

Captando o observador com o encanto cinético, envolvendo-o em um mergulho sensorial, o construtivo transformou o espectador em participador; mas não porque o fez apertar algum botão, ou interagir com um objeto. Mas porque instigou, com a nova forma, os novos pensamentos, que sugeriram a relação entre arte e ação cotidiana.

 

Quando o mundo nos faz parar, a arte nos movimenta em direção à multiplicidade do devir: delineia e colore o que não havíamos pensado antes.

- Paula Braga, 2021

 

Serviço

Dan Galeria
Exposição "Linha, Cor e Movimento"
24 de março a 22 de maio
Acesse a exposição aqui

 

 

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52