Exposição "Deslinde & Diversionismo", de Laerte Ramos
Exposição
- Nome: Exposição "Deslinde & Diversionismo", de Laerte Ramos
- Abertura: 19 de outubro 2024
- Visitação: até 19 de janeiro 2025
Local
- Local: DAN Galeria Sala São Pedro (FAMA Museu ITU)
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Bartolomeu Tadei 09 Alto, Itu SP
Deslinde & Diversionismo - Laerte Ramos
Projeto DAN Acredita – Sala São Pedro
Abertura - 19 de outubro às 11 horas
A individual de Laerte Ramos acontece a partir do dia 19 de outubro na DAN Sala São Pedro, em Itu. Com curadoria de Carolina Splendore, Deslinde & Diversionismo propõe um diálogo ativo entre o espectador e o espaço, dois atos de exposição, dois recortes curatoriais.
O artista destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira especialmente pela produção em gravura e grandes instalações em cerâmica. Trabalha com xilogravura, serigrafia, pintura, escultura, tapeçaria, utilizando técnicas e materiais que o desafiam como um incansável artista-pesquisador.
Por meio de uma manipulação controlada, mas espontânea, ele constrói objetos que parecem ter sobrevivido tanto à catástrofe quanto à celebração. Eles se tornam artefatos de realidades alternativas, relíquias que conectam eras com um senso simultâneo de permanência e fragilidade.
Segundo a curadora, "Deslinde" aproxima o ponto de encontro entre traço e território, num processo contínuo de desvelar e assentar, como nas obras Retroland e Omen: a camada inicial – um começo de mundo – é exposta em sua essência. Já em "Diversionismo", o jogo das formas se torna subversivo. Laerte, com sua habilidade peculiar, reconfigura objetos e símbolos, traçando desvios em caminhos não previstos. Aqui, em Anti-derrapante e Patrulha Seven Boys, a ludicidade não só desconstrói a função original, mas também a reimagina, transformando o familiar em inusitado.
Sobre DAN Acredita
Este projeto visa dar visibilidade à produção artística profissional de artistas sem representação de outras galerias. Como é tradição na DAN valorizar a carreira dos artistas, a ideia é trazer profissionais com currículo em constante desenvolvimento que se dediquem exclusivamente às artes visuais e, no entanto, ainda necessitem de visibilidade compatível com sua produção consistente. O rigor técnico da produção desses artistas é item essencial na avaliação e escolha dos selecionados. Durante 18 meses, a DAN compromete-se a apresentar a obra do artista ao maior número possível de compradores, colecionadores, advisors, curadores e pessoas ligadas às artes visuais; realizar exposição coletiva ou individual na unidade DAN Galeria Sala São Pedro; realizar monitoramento institucional quando necessário; realizando publicações nas redes sociais da galeria e acompanhando a produção das obras.
Serviço:
Deslinde & Diversionismo – Laerte Ramos
Curadoria de Carolina Splendore
De 19 de outubro de 2024 à 19 de janeiro de 2025
DAN Galeria Sala São Pedro (FAMA Museu ITU)
Rua Bartolomeu Tadei 09 Alto, Itu SP
Horários: de quarta a domingo das 11h às 17h
Sobre o artista
Laerte Ramos (Brasil/São Paulo, SP, 1978) Graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP em Bacharel (2001) e Licenciatura (2002), as pesquisas por ele empreendidas têm como principal eixo condutor os meios reprodutivos da imagem, as seriações em diferentes suportes e a relação com as cidades e locais em que são produzidas ou expostas. Desde a segunda metade da década de 1990, Laerte Ramos tem participado de importantes mostras coletivas, e nos últimos vinte e seis anos realizou diversas exposições individuais no Brasil e no exterior.
Participou de programas de residências artística em renomadas instituições na França, Estados Unidos, Suíça, Holanda, Portugal e China, e tem em seu curriculum um recorde único em nosso país com 34 prêmios como artista e também como curador. A frente da produtora "Studium Generale" e de sua marca de joias ODKAZ possibilita diversas frentes de troca de saberes entre artistas, designers, agente culturais, e idealização de projetos especiais e de exposições. É fundador e diretor do "Ar: Acervo Rotativo" - um acervo independente de arte contemporânea nas medidas 5x5 cm, conecta artistas de todas as regiões do Brasil. Vive e trabalha em São Paulo.