Agenda

Exposição "DESENHOS PSICO-ALCOÓLICOS" de Artur Barrio

Galeria Millan - Rua Fradique Coutinho, 1360

Exposição "DESENHOS PSICO-ALCOÓLICOS" de Artur Barrio

"Não faço arte para agradar, ensinar, contaminar ou enriquecer. Talvez para perturbar"

Artur Barrio, 2020


 

Artur Barrio nasceu em 1955, Porto, Portugal. Radicado no Brasil desde 1955, mora no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, seu ateliê é o barco Pélagos. Um artista multimídia, defensor da arte efêmera e contestatória, embarca na cena nacional nos anos 1960, em meio ao frenesi em torno da arte experimental que marcava a produção do período, e estabelece um novo paradigma ao direcionar sua prática transgressora para a ruptura radical da obra monolítica e dissociada da vida.

O artista leva a experiência marginal, a exploração da percepção e a dilatação da capacidade sensorial aos seus limites por meio de ações que se inserem dentro do campo do “terrorismo poético” para fazer eclodir o olhar tradicional e a mentalidade burguesa. Ele estabelece uma rede de atos, ideias e comportamentos — documentados em filmes e fotografias — que enfrentam o modo normativo, os nexos causais, revolvendo os hábitos para impregnar o expectador de perplexidade. Materiais orgânicos como papel higiênico, dejetos humanos, sangue e ossos são comuns em seu trabalho e evidenciam seu intento em jogar a arte ao ponto terminal de seu destino: a rua, o esgoto e o lixo. Realizou exposições individuais na Galeria Millan, São Paulo, SP (2017, 2014 , 2008 e 1986); Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal (2012); Museo Tamayo, Cidade do México, México (2008); Fonds Régional d'Art Contemporian Provence-Alpes-Côte D’Azur, Marselha e Palais de Tokyo, Paris, França (2005); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, RJ (2001 e 1982); e Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ (1998), entre outras. Foi vencedor do Prêmio Velázquez, em 2011, e único representante do Brasil na 54a Biennale di Venezia, Itália, no mesmo ano.

 

Exposição pode ser vista pelo link https://galeriamillan-viewingroom.exhibit-e.art/pt/viewing-room/desenhos-psico-alcoolicos-de-artur-barrio#tab:thumbnails

 

DESENHOS PSICO-ALCOÓLICOS

Exposição virtual de 
Artur Barrio
A partir de 23 de junho