Agenda

Exposição “Chama o bloco”

Bianca Boeckel Galeria - Rua Domingos Leme, 73 - Vila Nova Conceição - São Paulo

Exposição “Chama o bloco”

Tambores de Olokun (2019) - José Guilherme Leite

 

COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.

 

 

Arte e carnaval das ruas à galeria de arte contemporânea 




Bianca Boeckel Galeria apresenta exposição inovadora unindo arte, carnaval e realidade virtual




Inspirada nas recentes tendências da arte contemporânea internacional, a galerista Bianca Boeckel lança exposição que une arte e realidade virtual. Para dar o tempero Brasileiro, a mostra tem como tema a nossa cena mais calorosa - o carnaval.



A exposição coletiva “Chama o bloco” com abertura no dia 08 de fevereiro traz 20 fotografias de 6 artistas, com curadoria de Francisco Almendra. De acordo com o curador uma nova geração de fotógrafos começou a acompanhar o movimento nas ruas "Seus pontos de partida variam: uns registrando informalmente a folia entre amigos, ou fazendo da fotografia o eixo central de suas próprias personagens-fantasias individuais; outros trazendo um olhar fotojornalístico para a cena que ganhava corpo e pedia para ser eternizada." 



Retratos íntimos exploram a alegria e expressão individuais dentro da multidão. O corpo a corpo gentil dos foliões é registrado junto ao suor das baterias. Cenas de cuidado, amor e acolhimento entre desconhecidos são eternizadas no turbilhão do cortejo. O arrebatamento unido a uma paz interior se revela repetidamente para as lentes em meio ao caos eufórico colorido de purpurina. 



A tecnologia de realidade virtual entra em cena como ativação de experiência sensorial. Os visitantes, ao colocarem os óculos, transportam-se para outra realidade - entram em um dos tradicionais blocos do carnaval carioca, só que, virtual, e com uma proposta inusitada. "Chama o Bloco" apresenta um desafio: é preciso dançar para chamar o bloco, caso contrário o espectador permanece sozinho na ilha de Paquetá. O desejo de ver o desenrolar da festa requer o compromisso de se expor, da mesma maneira que os integrantes dos blocos fazem todos os anos com sua ousadia lúdica. Este convite-desafio nos instiga a enfrentar nossos próprios medos: a exposição ao desconhecido, o medo de não saber dançar, o julgamento daqueles que nos observam de fora, o temor de se entregar sem garantias. São as mesmas questões enfrentadas – e vencidas – por todos que fazem parte do Carnaval alternativo.



Para o curador, o espírito do Carnaval percorre nossos corpos enquanto nos sentimos em união com aqueles que defendem este mesmo espírito pelas ruas da cidade "Imbuídos deste aprendizado, tiramos os óculos com uma nova perspectiva em nossos olhares." diz Francisco Almendra.

 

Serviço

Exposição "Chama o Bloco"

Abertura e festa : 08 de fevereiro, das 16h às 20h

Em exibição : de 10 de fevereiro a 10 de março 

Horários : De quinta a sábado das 12h às 18h. Terças e quartas com agendamento via email - contato@biancaboeckelgaleria.com

Endereço : Bianca Boeckel Galeria 

Rua Domingos Leme, 73 - Vila Nova Conceição - São Paulo