Exposição "bem comum ERNESTO NETO"

Lugar Comum | Feira de São Joaquim, Salvador/BA

Exposição "bem comum ERNESTO NETO"

Em sua estreia, o projeto de Vik Muniz, a galeria Lugar Comum, recebe trabalhos do artista carioca Ernesto Neto feitos a partir de temperos, em um diálogo direto com as mercadorias à venda na feira.

Sobre o evento, o artista escreve: 

"É com muito carinho que recebemos esse convite do querido amigo artista, eterno guerreiro, Vik Muniz, com essa proposta genial de abrir um espaço dentro da feira São Joaquim: LugarComum.

A gente sente a energia, recebe o sopro, e a dança; essa dança que a gente quer catalisar, reunir, emanar, em forma de esculturarte, seguindo as tradições mais enraizadas do meu próprio trabalho: gravidade como força-motriz, geratriz, espinha dorsal, fazendo a conexão terra e céu. Em torno desse centro emanador de vida, [está] a escultura força toda feita de crochê, cheia de especiarias no ventre, e pedrinhas nos dedos.

Nas paredes, emanando a força, sobem feijões, lentilhas, favas. No chão, dois tijolos e um pequeno pote para fazer a defumação. Barquinhos e folhas rodopiam ao seu redor. Quatro figas abraçam o ambiente.

Tudo é o rezo, tudo é canto, tudo é dança. Emanando, chamando, a força do bem comum, o que é comum a todos nós: nossos corações, nossos dedos, nosso canto, nossa dança; nosso vento, nosso sol, nossa terra, nossos rios, nossos sonhos, nosso amor, nossa energia, nossa vida.

Bem comum [é] inspirado agradecido ao convite de Lugarcomum.

Arte é um jeito de estar no mundo, ela acontece o tempo todo, em todo lugar, invisível e inexplicável, um sonho inominável.

Arte espalha, pulsa, orienta, sopra, canta e dança vida.

Arte está acontecendo agora, a escultura acontece a cada momento, em equilíbrio no tempo.

Arte arde, arte queima, arte sopra, arte cura.

Hei yomamae, hei yomamaki, utatuta, ianakate, nakuiabakawa, naka yuba ete, chakuanahu, chakuanaha, chakuete, yubakata.

Alegria bem comum, amor bem comum, amizade bem comum, igualdade bem comum, saúde bem comum, saudade bem comum, arte vida bem comum.

Xuka xuka xuka xuka xuka xuka xuka xuka xuka.

Gratidão,

abraços,

com amor,

Ernesto Neto"

SERVIÇO
Exposição "bem comum ERNESTO NETO"
Abertura 18 de dezembro de 2021 até abril de 2022
Projeto Lugar Comum
Feira de São Joaquim, Salvador, BAHIA
Av. Eng. Oscar Pontes - Água de Meninos, Salvador - BA
Horário de funcionamento: das 5h às 17h de seg a dom

 

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52