SÃO PAULO
/2025
Oro
R$ 20.000,00
Ficha Técnica
Ano: 2025
Pintura
Abstrato Contemporâneo Expressionista Moderno Paisagem
Colorido
100 cm 200 cm 4 cm
Descrição
A obra "ORO" se revela como um poderoso testemunho e reflexão sobre a história da exploração do ouro na América Latina, ligando de forma indissociável este metal precioso à opressão dos povos originários e à escravização do povo africano. A peça é uma crônica visual que transcende a mera estética, incitando reflexões profundas sobre a riqueza e a dor, a beleza e a exploração.
Ao observar "ORO", somos confrontados com uma paleta dourada que evoca a resplandecência do ouro, simbolizando não apenas a sua atratividade, bem como a sua função de instrumento de poder e dominação.
Historicamente, a Conquista da América levou à exploração desenfreada dos recursos naturais, que, em muitos casos, resultou em um ecocídio e etnocídio.
Conforme ressalta o historiador Eduardo Galeano em
"As Veias Abertas da América Latina", a colonização europeia trouxe consigo uma avareza que transformou o continente em um "pedaço de ouro na boca do lobo".
Gnecco, utilizando essa consciência histórica, oferece ao espectador uma oportunidade de contemplar o impacto duradouro dessa exploração. As camadas de brilho na obra não se limitam à sua superfície; elas também insinuam a sombra da história, refletindo a luta e a resistência dos povos que foram despojados de suas terras e cultura. Nesse sentido, a obra se torna um espaço de memória, onde a dor histórica é evocada e reconhecida.
Para mais
Inspiração

