Artistas

Dulce Lysyj

Dulce Lysyj vive no Rio de Janeiro onde trabalha como médica nefrologista. O seu fazer artístico é decorrente de inquietações da prática médica, da percepção do outro, da dor que ultrapassa a dor física e desdobramentos como afeto, memória e alteridade.

Incorpora vivências da sua atuação profissional, transbordando-as em desenhos, monotipias, tramas de costura, fotografias e poesias.

Para tanto, utiliza elementos da medicina e materiais de uso hospitalar, para criar uma poética em torno do outro e da cura. Em uma linha de pesquisa, deseja tornar visível o invisível a partir da representação e apropriação da matéria orgânica, o tecido renal. Reelabora este mundo biológico, mediado por lentes microscópicas, em padrões, tramas e repetições.  Estas imagens se tornam desenhos e bordados.

Há mais de 10 anos frequenta a “Escola de Arte Visuais do Parque Lage”. Outras instituições, como “Escolasemsítio”, PUC, “Ateliê Oriente” e “Despina”, também contribuíram para a sua formação artística. Participou de exposições individuais, como “Academia Nacional de Medicina” e coletivas no “Paço Imperial”, “Feira Oriente”, Centro de Arte Hélio Oiticica” e "Zagut", entre outros locais.

 

Obras do artista