Alex Batista

Alex Batista
São Paulo, 1985. Vive e trabalha em São Paulo.
Autodidata.

Alex Batista iniciou sua carreira como assistente de fotografia em 2007. Trabalhou durante quase cinco anos em um estúdio de fotografia publicitária e após esse período passou a fotografar profissionalmente por conta própria.

Em paralelo ao trabalho de fotografia comissionada, começou a desenvolver inconscientemente a sua pesquisa de Fotografia de Rua durante o deslocamento diário entre o trabalho e sua casa.

Essas imagens registram a relação do tempo e a colaboração espontânea e ininterrupta do homem com a cidade e sua natureza, sem necessariamente a presença dele nas fotos. São registros de lugares e situações criadas ao acaso, sem arranjos ou preparativos. Muitos dos lugares fotografados já estão extintos ou se transformaram em novas paisagens semanas após as fotos serem realizadas.

Recentemente, Alex ampliou - ou, ao menos, alongou - a sua pesquisa para além dos limites da fotografia formal. Com a pintura no centro da sua pesquisa atual, ele relaciona fotografias existentes ou busca novas versões sob o ponto de partida de referências pictóricas, figurativas ou abstratas, a produção de trabalhos como os da séries Síntese e Paisagem Original se desenvolveram a partir dessas pesquisas e referências.

Trabalhando com um conjunto de imagens achadas na rua, realizou o trabalho Práticas Sexuais, Refotografia. Fotografando sem câmera, apenas com o exercício de edição do que enquadrar e do que deixar de fora, ele continua e colabora com as imagens encontradas ao acaso, criando novas cenas e, agora, apropriando-se delas.

A influência da adolescência repleta de referências norte-americanas e o trabalho com fotografia publicitária resultaram na série Paisagem Vertical. Alex explora, pela primeira vez, outra mídia, além da fotográfica. Se a fotografia em si não pode ser considerada um objeto, Paisagem Vertical é o reflexo da vontade de criar algo tridimensional, como um produto. Um objeto, como tantos outros industrializados em larga escala, que repousa em cima de qualquer superfície. Uma obra-objeto única, que traduz detalhes, materiais e signos que o artista procura, obsessivamente, no seu trajeto diário e que, para grande maioria dos olhares, é lugar comum. O resultado é a materialização tridimensional do que compõe suas imagens de rua, com a textura real, impossível de ser experimentada por meio, apenas, das imagens da cidade.

https://alex-batista.com/personal
https://instagram.com/batista.alex

Conheça

Obras deste Artista

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52