Artistas

Emanuel Monteiro

Artista Visual. Doutorando em Poéticas Visuais (UFRGS/2017). Mestre em Poéticas Visuais (UFRGS/2015). Graduado em Artes Visuais (UEL/2011). Vive e desenvolve seu trabalho artístico entre Porto Alegre e Curitiba. Produz pintura, desenho e livros de artista. 


 Sua pintura apresenta-se em módulos de papel dispostos lado a lado, com grossas camadas de tintas e materiais não convencionais como terra, sementes, flores, folhas de ouro, entremeadas com escrita pontiaguda de textos poéticos da literatura. Um livro aberto com páginas dadas simultaneamente ao olhar do espectador. Na mesma técnica constrói seus livros de artista, com grossas camadas de matéria da natureza e grafias de ponta-seca. 

Prêmios: 2016. 4º Prêmio IEAVI. Incentivo à produção de Artes Visuais. Instituto Estadual de Artes Visuais do RS. Exposição Paisagens Submersas – Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre/RS. 2016. Indicação Destaque em Desenho no 10º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Porto Alegre RS. 2014 . 1° Prêmio Salão Nacional de Arte de Jataí. Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Prêmio aquisição. Jataí/GO. 2011. 1° Prêmio Londrina de Arte Contemporânea. Salão de Arte Contemporânea de Londrina. Londrina/PR. 

Obras do artista