Agenda

Seminário ‘Histórias brasileiras’

MASP - Canal do Youtube

Seminário ‘Histórias brasileiras’

MASP promove seminário online sobre as ‘Histórias brasileiras’

Evento terá transmissão ao vivo pelo canal do museu no YouTube e participação de Daniel Munduruku, Paulo Herkenhoff, Luciana Brito, Heloisa Murgel Starling e Lilia Moritz Schwarcz 

 

Amanhã, 20.4, das 11h às 15h30, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta o segundo seminário intitulado “Histórias brasileiras”. O evento integra um projeto de longo prazo que contempla exposições, palestras, publicações e cursos dedicados a histórias do Brasil mais diversas, inclusivas e plurais em 2021 e 2022. A transmissão será online e gratuita pelo perfil do MASP no YouTube e contará com tradução em libras.

 

O objetivo do seminário é apresentar e discutir, de forma pontual, complexidades de caráter social e político presentes em episódios históricos ocorridos no Brasil, bem como práticas curatoriais e artísticas que lidam com os legados dessas histórias por meio de obras e exposições. Uma antologia reunindo o conteúdo destes seminários está prevista para o próximo ano, assim como uma grande mostra coletiva que também será chamada de Histórias brasileiras.  

 

Com a organização de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, André Mesquita, curador no museu, e Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias na instituição, o seminário começará com uma fala do escritor indígena Daniel Munduruku. Ele irá expor a contribuição que as populações indígenas deram no passado histórico e continuam oferecendo na contemporaneidade nacional. Em seguida, o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff irá discutir sobre a XXIV Bienal (1998), da qual foi curador-geral, conhecida como a “Bienal da Antropofagia” e assuntos correlatos. A última palestra da primeira parte do seminário ficará por conta da historiadora, especialista em assuntos sobre escravidão, abolicação e relações raciais no Brasil e EUA e professora Luciana Brito. Ela apresentará, por meio de fotografias do século 19, histórias de mulheres negras no Brasil escravista.

 

Na última parte do seminário, Heloisa Murgel Starling irá discorrer sobre a Guerra de Canudos e a descoberta do Sertão brasileiro. Por fim, a antropóloga, historiadora, professora e curadora adjunta de histórias no MASP Lilia Schwarcz irá abordar a gripe espanhola no Brasil por meio de registros visuais da época. 

 

O seminário "Histórias brasileiras" é patrocinado por Ache, Leroy Merlin, Instituto Votorantim, Livelo e Ultra.  

 

Confira a programação completa em: https://masp.org.br/seminarios/historias-brasileiras-2021