Palestra online com Paulo Herkenhoff sobre a obra de Miguel Rio Branco

Transmissão ao vivo no YouTube

Palestra online com Paulo Herkenhoff sobre a obra de Miguel Rio Branco

IMS promove palestra online com o crítico Paulo Herkenhoff sobre a obra do fotógrafo Miguel Rio Branco

O evento gratuito acontece no dia 25 de março, às 19h, nos canais de YouTube e Facebook do IMS 

No dia 25 de março (quinta-feira), às 19h, o crítico de arte Paulo Herkenhoff ministra uma palestra virtual e gratuita sobre a obra do fotógrafo Miguel Rio Branco. A live será transmitida ao vivo nos canais de YouTube e Facebook do Instituto Moreira Salles, com interpretação em Libras.

Herkenhoff comentará a produção de Rio Branco, exibida na mostra Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas, em cartaz desde dezembro no IMS Paulista. No momento, devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19, o centro cultural está fechado, não sendo possível visitar a exposição. A palestra faz parte da programação virtual realizada pelo IMS.

Rio Branco é um dos nomes mais respeitados da fotografia brasileira contemporânea. Filho de diplomata, cresceu entre a Espanha, Portugal, o Brasil, a Suíça e os Estados Unidos. Nos anos 1960, iniciou-se no desenho e na pintura, linguagens que influenciariam sua obra posterior. Em 1966, matriculou-se no New York Institute of Photography. No Brasil dos anos 1970, trabalhou como diretor de fotografia em filmes de Júlio Bressane e Arnaldo Jabor, entre outros. Também atuou como fotógrafo documental, registrando paisagens e habitantes do país. Com o passar dos anos, suas fotografias se distanciaram da função documental, assumindo tons poéticos e sensoriais, em diálogo com outras linguagens artísticas.

 

A exposição em cartaz no IMS Paulista apresenta um panorama da produção do artista, com mais de 200 trabalhos. A seleção inclui obras concebidas desde os anos 1970, quando Rio Branco iniciava as experimentações com a fotografia, até os dias de hoje. Os trabalhos investigam temas caros ao artista, como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão, além de evidenciar o caráter multidisciplinar de sua produção. A curadoria é de Rio Branco e Thyago Nogueira. 

Sobre o palestrante

Paulo Herkenhoff é curador e crítico de arte. Atuou como diretor cultural do Museu de Arte do Rio – MAR (2013-2016), diretor do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (2003-2006), curador adjunto no departamento de pintura e escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA (1999-2002), consultor da IX Documenta Kassel, na Alemanha (1991), curador chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-Rio (1985-1999) e curador da 24ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1998). Foi curador da exposição Ponto Cego, de Miguel Rio Branco, no Santander Cultural (2012).

Serviço

Palestra online com Paulo Herkenhoff sobre a obra de Miguel Rio Branco
25 de março (quinta-feira), às 19h
Transmissão ao vivo no YouTube (youtube.com/imoreirasalles) e no Facebook do IMS (facebook.com/InstitutoMoreiraSalles)
Evento gratuito, com interpretação em Libras

 

Aviso: Devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19, seguindo as instruções das autoridades sanitárias, os três centros culturais do IMS, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Poços de Caldas, estão fechados por tempo indeterminado. Acompanhe mais informações e a programação virtual no site.

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52