Minicurso #3: Repetições contra a flecha do tempo


Minicurso #3: Repetições contra a flecha do tempo

O minicurso Repetições contra a flecha do tempo, relacionado ao enunciado Sino de Ouro Preto, acontecerá entre 4 e 25 de março (4, 11, 18 e 25/3), todas quintas-feiras, das 19h às 21h. O curso será ministrado por profissionais da Fundação Bienal de São Paulo em plataforma digital e contará com a apresentação de trechos inéditos das entrevistas com os artistas, além de compartilhamento de referências bibliográficas e outros materiais de pesquisa. 

Inscreva-se gratuitamente aqui

O que acontece quando algo se repete em outro contexto e em outro tempo? Que rupturas e transformações podem surgir do reencontro com gestos e objetos? Quais os pontos doloridos das lembranças? Repetições de cantos, coreografias, cenas e escritas integram as pesquisas de Ana Adamovic, Jota Mombaça, Nina Beier e Vincent Meessen, artistas que trabalham com arquivos pessoais, nacionais e coloniais, e cujas obras serão abordadas neste minicurso. 

Para dialogar com as diferentes concepções de temporalidade articuladas pelos artistas, nos apoiaremos em alguns dos conceitos desenvolvidos pela poeta, ensaísta e dramaturga brasileira, Leda Maria Martins. No lugar de um tempo cronológico, linear e homogêneo, a especialista em performance ritual desenvolve uma noção de “tempo espiralar”. Nele, o corpo aparece como ambiente de memória por excelência, um “portal de inscrição de saberes” no qual a tradição e sua transmissão unem simultaneamente, em cada gesto performado e repetido, o passado, presente e futuro.

 

 

Confira o programa do Minicurso #3: Repetições contra a flecha do tempo

Encontro 1 | 04/03, quinta-feira | 19h às 21h
Repetição, reencenação, representação
a partir das obras de Ana Adamović e Nina Beier

Encontro 2 | 11/03, quinta-feira | 19h às 21h
Rupturas com o imaginário linear
a partir das obras de Jota Mombaça e Vincent Meessen

Encontro 3 | 18/03, quinta-feira | 19h às 21h
Coreografias do tempo espiralar
a partir das obras de Jota Mombaça e Nina Beier

Encontro 4 | 25/03, quinta-feira | 19h às 21h
Uma fotografia nunca morre: fagulhas da memória
a partir das obras de Ana Adamović e Vincent Meessen

 

 

Sobre os minicursos
A proposta dos minicursos é adensar e expandir as tramas de relações em torno dos enunciados da 34ª Bienal. Oferecidos nas semanas seguintes às lives As vozes dos artistas, os minicursos compõem-se de 4 encontros movidos por questões que emergem da aproximação entre conteúdos relacionados aos artistas e convidados das lives. Os encontros serão permeados pela apresentação de obras, músicas, textos poéticos e teóricos, em um formato menos acadêmico e mais experimental. Ao final dos encontros, espera-se que os participantes tenham conhecido mais de perto os artistas e convidados das lives, percebendo ao mesmo tempo as reverberações que sua relação com os enunciados produz.


Os minicursos são organizados pela equipe de mediação e difusão da Fundação Bienal de São Paulo.
Vagas oferecidas: 80, por ordem de inscrição
Os encontros serão realizados pela plataforma Zoom.
Os certificados serão emitidos para participantes com frequência mínima de 3 encontros.
E-mail para contato: [email protected]

 

Minicurso #3: Repetições contra a flecha do tempo
4 a 25 de março
todas quintas-feiras (4, 11, 18 e 25/3), das 19h às 21h
Inscrições a partir de 25 de fevereiro
80 vagas
Gratuito

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52