Agenda

LUX - cursos online

LUX Espaço de Arte - luxespacodearte.art.br

LUX - cursos online

CURSO ONLINE | para um mundo em decomposição: desenho como cartas de amor

SOBRE O CURSO

Completamos um ano de quarentena com notícias que transformam o mundo e nosso dia-a-dia em inacreditável real. E a arte, como sempre, vem compensar as faltas, dando espaço para o que queremos dizer, ouvir, ver e poetizar. Em tempos improváveis, oito encontros online trazem artistas e seus trabalhos como disparadores simbólicos para ecoarmos nossas experiências atuais, por meio do desenho no sentido expandido (tinta, recorte, costura e outras propostas fazem parte).

Trabalharemos experimentando possibilidades e técnicas expressivas, em variedade quase lúdica, buscando a expressão plástico poética e pessoal de cada participante.

 

CURSO ONLINE | arte, domesticidade e o feminino

SOBRE O CURSO

A proposta do curso é apresentar artistas mulheres que abordaram a temática doméstica em seus trabalhos. Além de trazer questionamentos sobre a estrutura patriarcal do mercado de arte, pontuando desde a queda do conceito de gênio artístico e a construção dos discursos universais e desiguais até a discussão de questões contemporâneas como: o pessoal é político, limites entre público e privado e invisibilidade do trabalho doméstico e suas representações no mundo da arte.

CURSO ONLINE | mulheres políticas: afetos, estética e capital erótico em meio à agenda neoliberal

SOBRE O CURSO

A temática sobre representação política e representação política de mulheres nos proporciona inúmeras entradas de discussão e tem sido tradicionalmente abordada nas Ciências Sociais. Este curso tem como objetivo contribuir na fundamentação teórica no que tange a influência do neoliberalismo e seus desdobramentos no emaranhado político brasileiro na contemporaneidade. Para isso, passaremos pelos debates teóricos a respeito das relações de poder, da perspectiva estética e da violência simbólica nos discursos e atuações conservadoras, observando como os afetos são mobilizados em seus discursos e como pavimentam o caminho para o antifeminismo no campo político latino-americana. Mobilizamos literaturas da sociologia política que estão afinadas à crítica ao neoliberalismo, à teoria crítica e a teoria bourdieusiana. Convidamos às/os interessados/as a se juntarem ao debate que realizaremos ao longo dos três dias de exposição teórica e empírica.

 

CURSO ONLINE | da concepção moderna do espaço aos limites da pintura

SOBRE O CURSO

O movimento da pintura moderna pode ser compreendido como uma destilação laboriosa do espaço pictórico, uma profunda investigação do que lhe é próprio. Com a libertação da perspectiva geométrica e das figuras e narrativas clássicas, observamos uma revelação mútua da fisicalidade própria de seu campo e do espectador enquanto agente perceptivo: podemos dizer que ele compõe os limites sensíveis do pictórico a partir do próprio corpo e das próprias vivências. A pintura já não deve se identificar com um mero suporte de imagens e formas a priori: o gesto e a percepção, em seu dinamismo, constituem seu corpo, e ela pode ser lida como um dispositivo complexo de visão de mundo. Num silêncio desconcertante, que não se reduz ao da opacidade da matéria, ao da transparência dos conceitos, ou ao terreno pantanoso dos sentimentos (mas comungando de todos eles), revela-se uma forma simbólica singular e mesmo um modelo teórico autônomo.