Agenda

Exposição "Tomie Ohtake: Poesia se medita"

Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural - São Paulo

Exposição "Tomie Ohtake: Poesia se medita"
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.

 

 

Tomie Ohtake: Poesia se medita

Exposição de longa duração ocupará o espaço dedicado à artista no Instituto Tomie Ohtake

A partir de 04 de outubro de 2019

Depois de Brasa Rubor, a última exposição a ocupar a sala especial, que refletia sobre a cor vermelha e o círculo na obra da artista, em Tomie Ohtake: Poesia se medita, a proposta curatorial relaciona a sua obra com a poesia oriental, sobretudo o haicai – poesia de síntese, a arte da forma elementar, dos gestos conscientes e objetivos. “Como na obra de Tomie, o haicai busca atingir a experiência pela essência da linguagem”, completa a curadora Luise Malmaceda, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

O título da exposição "Tomie Ohtake: poesia se medita", foi retirado de um poema do Haroldo de Campos, em “Teoria e prática do poema”, 1952:

 “o Poema se medita
como um círculo medita-se em seu centro
como os raios do círculo o meditam
fulcro de cristal do movimento.

Segundo a curadora, foram selecionadas obras que se estruturam verticalmente, como nos haicais japoneses, gravuras e pinturas de gestos sintéticos e objetivos, que por vezes denotam traço caligráfico, e o álbum YU-GEN, com 12 gravuras (1997). Na série que compõe o álbum, a arte de Tomie é sobreposta com poemas concretos inspirados no Japão de Haroldo de Campos. Uma obra realizada a quatro mãos, em que o texto manuscrito pelo próprio poeta e reconhecido tradutor de poesia japonesa também vira imagem e contracena em equilíbrio com os desenhos impregnados pelas formas e cores da artista.

As gravuras reunidas na mostra refletem como Tomie soube inovar também nesta técnica, pela qual ganhou reconhecimento internacional a partir de 1972, quando foi convidada a participar da sala Grafica D’Oggi na Bienal de Veneza - exposição que contou com a presença dos mais importantes artistas do mundo, como os norte-americanos da Pop Art  -, além de sua participação na Bienal de Gravura de Tóquio, em 1978, tradicional mostra internacional desta linguagem.  

 

Exposição: Tomie Ohtake: Poesia se medita 

A partir de 04 de outubro de 2009

Até 29 de março de 2020

De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Patrocínio: Aché, Machado Meyer, Itaú, Renner.

Copatrocínio: AkzoNobel, Aliança, Atlas Schindler, Bloomberg, BMA, Cabletech; Grupo GPS, Microsoft.

 

 

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural

(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Fone: 11 2245 1900

www.institutotomieohtake.org.br