Exposição individual "A História Inventada e a Invenção de Histórias", de Roméo Mivekannin
Exposição
- Nome: Exposição individual "A História Inventada e a Invenção de Histórias", de Roméo Mivekannin
- Abertura: 13 de dezembro 2025
- Visitação: até 29 de março 2026
Local
- Local: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
- Evento Online: Não
- Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo/SP
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo apresenta obras inéditas de Roméo Mivekannin e reposiciona o corpo negro na história da arte
Primeira exposição do artista franco-beninense no Sudeste reúne 41 obras e evidência relações entre imagens consagradas e narrativas da diáspora africana
São Paulo, novembro de 2025 – O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abre ao público no dia 13 de dezembro, às 11h, a exposição "A História Inventada e a Invenção de Histórias", primeira mostra de Roméo Mivekannin no Sudeste brasileiro. Ao todo, a exposição reúne 41 obras: 27 trabalhos do artista, produzidos em seu ateliê em Paris, e 14 peças pertencentes ao acervo do Museu, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa contemporânea de Mivekannin e referências históricas já presentes na coleção da instituição.
A mostra integra o calendário oficial do programa cultural França–Brasil 2025, iniciativa que marca a cooperação entre os dois países, e conta com apoio do Consulado da França no Brasil, responsável pelo aporte institucional para sua realização.
Nas obras exibidas, Mivekannin utiliza autorretratos sobrepostos a imagens reconhecíveis do repertório europeu e tecidos com marcas de uso, costuras e dobras como parte da composição. Esses recursos aparecem de forma recorrente na investigação recente do artista e envolvem reaproveitamento de materiais, retomada de referências históricas e inserção de elementos visuais previamente existentes.
Na exposição, um dos conjuntos de obras apresentados pertence à série "Indigo", na qual o artista utiliza tecelagens e padrões geométricos associados a referências visuais africanas presentes em tradições têxteis de diferentes povos. Essa produção dialoga com pesquisas desenvolvidas no campo da arte afro-brasileira, representadas na mostra por trabalhos de Emanoel Araujo (1940–2022), e estabelece relações com obras de artistas como Rosana Paulino, Tiago Gualberto, Sidney Amaral (1973–2017) e Otávio Araujo (1926–2015), cujas pesquisas tratam de diferentes aspectos relacionados à presença negra e às narrativas da diáspora africana.
Percurso internacional de Roméo Mivekannin apresentou trabalhos em instituições como o Louvre-Lens (França), na mostra The flip side of time, e a Fondation H (Madagascar), com Correspondances. Em ambas as ocasiões, utilizou materiais têxteis e iconografias já existentes em sua investigação sobre produção e circulação de imagens.
Realização: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo | CultSP | Integra o Calendário Oficial França–Brasil 2025
Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu fundador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m², um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.
Serviço
Exposição: A História Inventada e a Invenção de Histórias, de Roméo Mivekannin
Abertura: 13 de dezembro - às 11h.
Em cartaz até: 29 de março de 2026
Local: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h
Fechado: 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro
Ingressos: R$ 15 (inteira) | R$ 7,50 (meia)
Quartas-feiras: gratuito
Classificação: Livre