Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição “Todas as coisas são infinitas coisas” de Iago Marques
Exposição

Exposição “Todas as coisas são infinitas coisas” de Iago Marques

Exposição

  • Nome: Exposição “Todas as coisas são infinitas coisas” de Iago Marques
  • Abertura: 25 de abril 2024
  • Visitação: até 02 de junho 2024

Local

  • Local: Galeria de Arte BDMG Cultural
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes, Belo Horizonte - MG

BDMG Cultural inaugura Ciclo de Mostras 2024 com exposição de Iago Marques

Individual do artista belo-horizontino traz pinturas abstratas, colagens e desenhos com o uso forte de cores. Abertura ocorre dia 25 de abril, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural com entrada gratuita 

De 25 de abril a 02 de junho, o BDMG Cultural apresenta a exposição “Todas as coisas são infinitas coisas", uma série de obras do artista visual Iago Marques. Entre desenhos, pinturas e colagens, a mostra incorpora aspectos do lúdico, o prazer, o jogo e a espiritualidade para refletir condições da vida, como a não-linearidade, fragilidade e efemeridade da existência. A abertura da exposição ocorre, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural e marca a inauguração do Ciclo de Mostras 2024. Assista ao teaser da exposição aqui

Com 25 obras de dimensões variadas, sendo pinturas em acrílica e técnica mista, a exposição tem como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso do artista na Escola de Belas Artes da UFMG. “Neste trabalho, me aprofundei em temas que me são importantes, como a colagem, a pintura abstrata, o processo de criação no ateliê, cadernos de processos e ideias como efemeridade, desgaste e urbanidade. Enquanto realizava a pesquisa e escrita do TCC, comecei a idealizar os trabalhos que fazem parte da exposição na Galeria de Arte BDMG Cultural”, relata Iago Marques.

A mostra “Todas as coisas são infinitas coisas” é marcada pela abstração e pela utilização de cortes fortes e vibrantes, assim como da ressignificação do cotidiano. “Minhas inspirações vem do sol, que é de onde surgem as cores e a luz, na vida espiritual, no gesto humano. Defendo que a arte é um lugar onde podemos alterar a razão e a lógica, e dessa forma se conectar com as pessoas, seus sentidos e sentimentos”, reflete o artista visual.

“Iago Marques retrata na abstração de suas obras a não-linearidade da vida e os sentimentos que permeiam o ato da existência. Essa compreensão atua na colagem de tempos, passado, presente e futuro e a possibilidade de uma coexistência destes. Com essa mostra, o artista traz incógnitas imagéticas nos convidando a caminhar através das imagens produzidas por meio do sentimento. Tal cosmovisão ultrapassa uma compreensão racional sobre o significado de suas obras”, relata a artista Alinne Damasceno no texto curatorial da exposição.

A série “Todas as coisas são infinitas coisas” foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2023. A mostra de Iago Marques inaugura o Ciclo de Mostras 2024 que, durante todo o ano, vai receber mais três ocupações artísticas na Galeria de Arte: coletiva de Ambuá e Izabella Coelho, individual de Rafael Fernandes Alves e de Leíner Hoki. Todas as exposições ganharão catálogo e estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.

 Sobre o artista
Natural de Belo Horizonte, Iago Marques (1996) é artista visual e Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em 2022, apresentou a individual "Intermédio da Cor" na Galeria do Centro Cultural da UFMG e na Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em 2020, suas obras também foram exibidas na Galeria do Minas Tênis Clube II, em Belo Horizonte. Participou em 2020 da exposição "Movências" do 14º Festival de Verão UFMG, realizado no Centro Cultural da UFMG. Sua obra se caracteriza pela abordagem abstrata, o uso forte de cores, colagens e desenhos, entrelaçados em uma pesquisa artística que se baseia em conceitos como acumulação e caos.


Funcionamento da Galeria de Arte
A Galeria de Arte BDMG Cultural funciona diariamente, incluindo sábados e domingos, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço tem funcionamento das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

O BDMG Cultural é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. A instituição integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

 SERVIÇO
Exposição “Todas as coisas são infinitas coisas”, de Iago Marques

Período: 25 de abril a 02 de junho
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural
Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes

Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h.
Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita
Teaser da exposição: youtube.com/watch?v=CPAVmElmSJk
Comunicação: Paulo Proença | (31) 3219-8691| paulop@bdmg.mg.gov.br










Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044