Agenda

Exposição “Sentimento do Mundo”

Verve Galeria - Rua Lisboa, 285 – Pinheiros, São Paulo – SP

Exposição “Sentimento do Mundo”

 

COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

DUDU GARCIA ABRE SUA SEGUNDA INDIVIDUAL NA VERVE


Em série inédita, o artista carioca apresenta pinturas em pequeno formato e ocupa  integralmente o subsolo da galeria com uma instalação.

 

A Verve Galeria exibe a exposição “Sentimento do Mundo”, individual do artista carioca Dudu Garcia com texto crítico de Fernando Cocchiarale. A mostra contará com um conjunto de pinturas de pequeno formato e  uma instalação no subsolo da galeria. Depois de participar em 2019 do circuito das feiras com a Verve, Dudu Garcia volta a expor na galeria paulistana apresentando a série RA135, toda composta de pinturas inéditas em  pequeno formato. O título, uma homenagem ao livro homônimo do poeta Carlos Drummond de Andrade, faz  referência às possibilidades narrativas a que estes pequenos fragmentos da realidade podem aludir.

Nas pinturas de Dudu Garcia, as superfícies apresentam-se enquanto lugar do encontro improvável  entre o abstracionismo informal e o hiperrealismo. O artista trabalha desta forma sobre o deslocamento de  paisagens urbanas despercebidas para o interior de seu trabalho. A ferramenta básica utilizada em sua pesquisa  pictórica se dá desta forma através do diálogo entre a ação do tempo e as superfícies. Em suas pinturas, Dudu  utiliza materiais orgânicos: pó de pedra, poeira, petróleo, borracha e limo sobre telas de linho, cânhamo e  canvas de algodão. Durante a ArtRio de 2019, o crítico Paulo Herkenhoff, que selecionou um trabalho do artista  para integrar o acervo permanente do Museu de Arte do Rio (MAR), observou que Dudu “...criou um mecanismo  sintético e sofisticado para registrar, através do espaço, a passagem do tempo”.

Desta forma, o artista explora as infinitas possibilidades da sobreposição e criação de texturas, literais e  sugeridas, superando restrições do plano bidimensional e oferecendo ao observador um mundo único,  atmosférico, imaginado e ilusório, ainda que extraído do mundo real. Nas palavras do curador Fernando  Cocchiarale “Dudu Garcia conseguiu produzir um sistema fundado na experimentação das possibilidades  poéticas de uma pintura que extrai sua ordem espacial básica das marcas do tempo e dos homens deixadas  sobre paredes e outras superfícies reais. Dudu expõe aquilo que o quadro (entendido como janela móvel na  Renascença), antes, costumava cobrir (parede). No lugar da janela, partes e fragmentos de paredes.” conclui o  curador.


Exposição: Sentimento do Mundo
Artista: Dudu Garcia
Texto Crítico: Fernando Cocchiarale
Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas
Abertura: 20 de Fevereiro de 2019, quinta-feira, às 19:00 hrs
Período: 20 de Fevereiro a 21 de Março de 2020
Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Pinheiros, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249
Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 19:00h / Sábado, das 12:00 às 17:00h
Número de obras: 12
Técnica: Pintura e Instalação
Dimensões: Variáveis
Preços: Sob Consulta
E-mail p/ Contato: contato@vervegaleria.com