Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Resíduos Mundanos", de Mundano
Exposição

Exposição "Resíduos Mundanos", de Mundano

Exposição

  • Nome: Exposição "Resíduos Mundanos", de Mundano
  • Abertura: 14 de novembro 2023
  • Visitação: até 23 de dezembro 2023

Local

  • Local: Galeria Parede Viva
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Gustav Willi Borghoff, 378 - Barra Funda 2º andar (acesso por escadas)

ARTIVISTA MUNDANO INAUGURA EXPOSIÇÃO IMERSIVA "RESÍDUOS MUNDANOS"


O uso de pigmentos de crimes ambientais, papéis feitos de bitucas de cigarro e o reaproveitamento de materiais descartados, trazem reflexões sobre a emergência climática atual


 

Em novembro, o artivista Mundano, fundador de projetos como Pimp My Carroça e o app Cataki, reconhecido pelo seu ativismo pelas causas ambientais e direitos humanos, abre sua exposição imersiva com obras feitas a partir de resíduos do consumo humano.


Após pintar grandes murais usando tinta produzida com pigmentos de crimes ambientais, como a lama de Brumadinho e as cinzas das florestas queimadas, a mostra Resíduos Mundanos agrega à sua pesquisa o uso de outros materiais, a reutilização e a experimentação de diferentes maneiras de dar uso aos resíduos, releituras de obras coletadas por catadores e a reflexão sobre o destino de descartáveis que são utilizados uma única vez, tornando-se um problema/desafio global que só aumenta com a produção desenfreada de plástico e acaba sendo a matéria prima mais abundante, em um mundo onde as ondas de calor, as secas severas, as enchentes são sinais nítidos de que a emergência climática é real e o maior desafio da humanidade. O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico – 16 kg por cada brasileiro! –, segundo estudo do Blue Keepers.


"O artista utiliza resíduos que não podem ser reciclados ou que a reciclagem acaba gerando maiores prejuízos ambientais, como contaminação de água potável, emissão de gases poluentes e gasto de energia", afirma Maria Luiza Meneses, curadora da exposição.


A exposição ocupa, a partir de 15 de novembro, a Galeria Parede Viva, no We Sampa, mega espaço localizado na Barra Funda, que abriga o atelier do artista e é base para suas atividades.


 

SERVIÇO


Exposição: Resíduos Mundanos, de Mundano

Abertura: 14 de novembro, terça-feira, das 17h à 00h

Temporada: a partir de 15 de novembro

De terça a sexta-feira, das 13h às 19h; Sábados, das 12h às 16h

Agendamento de grupos pelo email paredeviva@gmail.com

Galeria Parede Viva

R. Gustav Willi Borghoff, 378 - Barra Funda

2º andar (acesso por escadas)

 


ACESSIBILIDADE

A exposição conta com áudio descrição e legendas das obras em Braile.

O acesso à galeria é apenas por escadas. No térreo o banheiro é acessível e uma extensão de Resíduos Mundanos.


APOIOS

Resíduos Mundanos conta com o apoio dos catadores da Cooperativa Viva Bem, do Projeto Siri (na impressão/processamento de isopor e placas de plástico pad e pp), Sea Shepherd (Campanha Ondas Limpas, para erradicação do lixo marinho e pela proteção e conservação dos nossos oceanos, do Oiapoque ao Chuí), Poiato Recicla (no tratamento das bitucas para a produção de papel e pigmento), We Sampa e do projeto Bem-te-vi Diversidade, junto do Instituto Água e Saneamento - IAS.



Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044