Exposição "Umbra" de Gi Monteiro
Exposição

Exposição "Umbra" de Gi Monteiro

Exposição

  • Nome: Exposição "Umbra" de Gi Monteiro
  • Abertura: 06 de outubro 2026
  • Visitação: até 14 de novembro 2026

Local

  • Local: Galeria Claraboia
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906, Jardim América - São Paulo, SP

Gi Monteiro inaugura exposição sobre o escuro do céu e da terra

Com acompanhamento curatorial de Lucas Dilacerda e texto crítico de Renato Menezes, a mostra acontece na Claraboia e reúne pinturas, desenhos, cerâmicas e instalações


Na próxima terça-feira, 6 de outubro, Gi Monteiro inaugura a exposição “Umbra”, com acompanhamento curatorial de Lucas Dilacerda e texto crítico de Renato Menezes, às 19h na Claraboia. Realizada em parceria com a Cave, a mostra discute o escuro do céu e da terra através de pinturas, desenhos, cerâmicas e instalações.

“Umbra” parte de um fenômeno ligado à história urbana de Fortaleza, cidade natal de Gi Monteiro. Ao longo de seu processo de urbanização, diversas lagoas foram aterradas, mas, durante períodos prolongados de chuva, essas águas reaparecem, trazendo novamente à superfície cursos que permaneciam no subsolo.

A partir desse fenômeno, a artista desenvolve pinturas, cerâmicas, desenhos e tecidos que investigam as águas subterrâneas e sua relação com a chuva. O reencontro entre essas águas faz surgir no trabalho a ideia de uma memória líquida, capaz de permanecer mesmo quando não está visível.

“As suas obras nos revelam paisagens do escuro do céu, e também do escuro que existe dentro da terra. Suas imagens sugerem dobras, curvas, movimentos, sementes, ovos, células, casulos, pedras, nuvens, água e toda uma vida desconhecida para a qual ainda não temos linguagem para entender. São imagens que fazem um espelhamento fractal entre a vida microcósmica debaixo da terra e a vida macrocósmica em cima do céu.”, afirma Lucas Dilacerda, que assina o acompanhamento curatorial.

Nas pinturas sobre tela e cerâmica, Gi Monteiro cria atmosferas associadas ao escuro do interior da terra, apresentado como um espaço onde a vida continua a existir mesmo quando não pode ser vista.

Já os desenhos sobre lonas negras recortadas, intitulados “Nevoeiros”, partem das nuvens como corpos em transformação, capazes de arquivar, condensar e deslocar a água de um território a outro. A exposição conecta, assim, céu e terra e aborda o escuro como um território fértil de germinação da vida. 

“A dobra aparece no trabalho de Gi Monteiro através da linha das letras cursivas “e”, “s” e “c”, cujas grafias sugerem um movimento de ida e retorno contínuos, assimilável, no limite, ao fluxo das ondas do mar — motivo constante da arquitetura barroca —, mas também à circulação do sangue pelos dutos do corpo.”, afirma Renato Menezes, que assina o texto crítico.

Serviço
“Umbra” - Gi Monteiro
Acompanhamento curatorial: Lucas Dilacerda
Texto crítico: Renato Menezes
Colaboração: Claraboia + Cave

Abertura: 6 de outubro de 2026
Visitação: 6 de outubro a 14 de novembro de 2026

Galeria Claraboia
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906
Jardim América, São Paulo – SP

Segunda a sexta-feira: 10h às 19h 
Sábado: 10h às 15h


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044