Agenda

Exposição  “Per.Cursos” Leila de Sarquis

Thomas Baccaro Art Gallery - Rua Bastos Pereira, 39 Vila Nova Conceição – São  Paulo SP

Exposição  “Per.Cursos”  Leila de Sarquis
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

 

Thomas Baccaro Art Gallery 

convida para a abertura da exposição individual

“Per.Cursos”

 

LEILA de SARQUIS

Dia 8 de março, domingo, das 11h às 17h

 

“Nas telas de Leila de Sarquis a pintura funciona

como armadilha para capturar a figura

e captura também o observador desarmado.”

Maria Alice Milliet

Curadora em Artes Visuais, Crítica e Historiadora da Arte

 

Thomas Baccaro Art Gallery expõe individual da artista Leila de Sarquis, com 33 pinturas em óleo sobre tela, no dia 8 de março, domingo, das 11h às 17h. 

Leila de Sarquis iniciou sua carreira em 1977. Divagando pelos artifícios da pintura a óleo, escultura, objetos, instalação e fotografia, a artista perpassa pelo universo do onírico e do subconsciente.

Tendo como conceitos principais o arquétipo da grande mãe e também a conjunção dos opostos, sua obra foi se desenvolvendo e se consolidando gradualmente em torno deste universo e ideias que se tornam tangíveis de uma maneira única a partir da experiência artística.

Suas múltiplas abordagens e linguagens partem de uma definição de arte que considera, sobretudo, sua potência como experimento e vivência poética. Posto isso, adentra-se um terreno em que a arte se torna uma pressuposição; encontra-se defronte uma situação em que uma visão - a da artista - é tomada como fonte instigante de expressividade

A artista teve momentos marcantes em sua trajetória que condicionaram a exploração de novos caminhos na arte oriundos de experimentos que passaram a contribuir para sua poética, como a collage - processo que pode ser lido como uma junção de inteiros, uma articulação de pedaços significativos -, a escrita dos sonhos e também a escritura automática (exercício muito usado no movimento surrealista na arte, bem como nos estudos de psicanálise). Essas práticas foram essenciais para um rompimento com a formalidade, abrindo leque para aventuras plásticas multifacetadas e com alto teor de sensibilidade. Essa trajetória em torno do irracional, carnal, instintivo, foi essencial para os rumos de seu trabalho.

A paulistana Leila de Sarquis, 1940, marcou presença em diversas exposições coletivas e individuais - nacionais e internacionais - nas quais recebeu consideráveis premiações referentes à excelência de seu trabalho.

 

Serviço: 

Thomas Baccaro Art Gallery expõe individual

 “Per.Cursos”

Leila de Sarquis

Curadoria: Thomas Baccaro

Abertura: dia 8 de março, domingo, das 11h às 17h

 

Horário de visitação: Segunda a Sexta-feira,

das 10h às 12h e das 14h às 18h

Sábados, domingos e feriados com hora marcada

 

Thomas Baccaro Art Gallery

Rua Bastos Pereira, 39 

Vila Nova Conceição – São  Paulo

 (11) 96434-1331