Agenda

Exposição "Muito Além das Aparências: A Imagem Crítica de Pedro Meyer"

MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera

Exposição "Muito Além das Aparências: A Imagem Crítica de Pedro Meyer"
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

 

MUITO ALÉM DAS APARÊNCIAS: A IMAGEM CRÍTICA DE PEDRO MEYER

 

 O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir do dia 5 março, a exposição Muito Além das Aparências: A Imagem Crítica de Pedro Meyer, reunindo 27 trabalhos do fotógrafo espanhol de 84 anos, radicado no México desde 1938. A curadora da mostra, Helouise Costa, selecionou as obras de um conjunto de 40 fotografias doadas pelo próprio artista ao MAC USP em 2008, depois que o museu integrou – junto com outras 64 instituições internacionais - o projeto Heresias, uma retrospectiva da carreira do artista.

 

O nome de Pedro Meyer está ligado às primeiras tentativas, realizadas entre as décadas de 1970 e 1980, de estabelecer uma identidade para a fotografia produzida na América Latina. Meyer foi um dos idealizadores e primeiro presidente do Conselho Mexicano de Fotografia, defendendo a mobilização dos fotógrafos por uma produção documental comprometida com a denúncia da exploração econômica e da opressão política em diferentes países do continente americano. Seus trabalhos foram orientados por essa prática por muitos anos.

 

Diante de uma nova realidade na década de 1980 – o fim das ditaduras no continente e o surgimento de novas tecnologias - a função social da fotografia documental engajada passou a sofrer questionamentos e parecia não fazer mais tanto sentido. Meyer começou a questionar a fotografia direta por meio de experimentações como recortes, montagens, inserção ou supressão dos elementos, alterações cromáticas e outros recursos, usando a tecnologia digital. A curadora observa que "a liberdade oferecida pelas tecnologias digitais intensificou a dimensão subjetiva de sua produção, permitindo-lhe ir muito além das aparências do mundo visível", e completa: "trata-se de uma aposta renovada na contundência crítica das imagens que incorpora a ficção para explicitar as contradições da contemporaneidade".

 

A exposição permanece no MAC USP até 5 de julho, de terça a domingo das 10 às 21 horas. A entrada é sempre gratuita. Grupos podem agendar visitas com o Serviço Educativo do Museu pelo endereço edumac@usp.br ou pelo telefone 11 2648.0258.

 

 

Muito Além das Aparências: A Imagem Crítica de Pedro Meyer

Curadoria: Helouise Costa

Período: 5 de março a 5 de julho de 2020

Funcionamento: Terça a domingo das 10 às 21 horas

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Telefone: 11 2648.0254

www.mac.usp.br