Exposição individual "Dois Oceanos", de Adam Leef
Exposição

Exposição individual "Dois Oceanos", de Adam Leef

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Dois Oceanos", de Adam Leef
  • Abertura: 25 de fevereiro 2026
  • Visitação: até 21 de março 2026

Local

  • Local: Galeria 18
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo, SP

Galeria 18 apresenta a partir de 25 de fevereiro, ‘Dois Oceanos’, exposição individual de Adam Leef



No dia 25 de fevereiro, inaugura a Dois Oceanos, exposição individual do artista Adam Leef, israelense radicado em Londres e representado pela galeria no Brasil. A mostra apresenta 25 trabalhos inéditos sobre a marca que o Brasil deixou no artista.


Dois Oceanos nasce do encontro entre duas geografias marítimas que atravessam a trajetória do artista: o Mar Mediterrâneo, onde Leef viveu e desenvolveu uma pesquisa pictórica contínua ao longo de mais de uma década, e o Oceano Atlântico, recentemente incorporado à sua prática a partir de suas viagens ao Brasil. Tanto quanto um contraste geográfico, a exposição propõe um diálogo sensível entre as atmosferas que permeiam as cidades e pessoas em torno de cada oceano, e cromatismos distintos, observados a partir da experiência direta do artista com essas paisagens.


A mostra reúne diferentes conjuntos de obras diretamente ligadas ao Brasil. Entre elas, destacam-se pinturas a óleo que têm o Rio de Janeiro; desenhos em aquarela realizados em Alagoas; a série Correspondências, que entrelaça as nuances cromáticas e sensoriais entre o Atlântico e o Mediterrâneo; e a série Sem Título (Atlântico), na qual Adam explora a profundidade e os tons saturados do oceano, evocando sua densidade física e emocional ao, através das cores, evidenciar seus diferentes humores.


A prática de Adam Leef está profundamente ligada à observação do ambiente, o artista possui uma relação íntima com a luz, as variações de cores e a fisicalidade do mar. O contato com o litoral atlântico brasileiro ampliou essa pesquisa, introduzindo novas tensões visuais, mudanças de escala e contrastes atmosféricos que refletem diretamente na construção de suas composições.


Desde o início de sua prática, o artista compreende o mundo ao seu redor como fonte essencial para o desenvolvimento de novas harmonias visuais. Paisagens, retratos e cenas articulam a relação entre o pintor e o ambiente: até os banhistas tornam-se parte da mitologia que atravessa sua produção.


A mostra apresenta uma nova fase, evidenciando através de delicadas variações de tonalidade e cuidadosa construção atmosférica, as diferenças e as similaridades entre dois mundos distintos, representados pelo mar.


Sobre o artista

Adam Leef, nascido em Jerusalém, começou sua carreira aos 15 anos, através de uma série de estudos com grandes artistas israelenses, aperfeiçoando seus conhecimentos e técnicas na Universidade de Haifa e no Shenkar College of Art and Design.


No início de sua prática, Adam percebeu que o mundo ao seu redor poderia fornecer os elementos essenciais para o desenvolvimento de novas harmonias e meios de expressão. O artista passou a pintar o mar Mediterrâneo, estudando e abraçando a luz, as cores e a sua presença única, através de diferentes projetos e séries criados ao longo de mais de uma década. Essa pesquisa fez com que ele se aprofundasse nos conceitos fundamentais da pintura, trazendo estes aprendizados para a sua produção.


Paisagens e retratos são temas recorrentes em suas obras, assim como representações da relação entre o pintor e o seu estúdio, o ambiente, banhistas e a mitologia. O artista busca inspiração na história da arte, na literatura e na música, esta última sua maior fonte de inspiração, cuja estrutura e movimento são utilizadas para planejar o espaço nas suas pinturas, assim como a dinâmica entre os elementos dentro de uma obra, correspondendo e ecoando um com o outro enquanto compõem o todo.


A carreira artística de Adam conta com exposições individuais e coletivas em Israel, Brasil, Itália, França e Inglaterra e suas obras podem ser encontradas em coleções particulares em diversos continentes.

 

Sobre a 18

A 18 é uma galeria de arte contemporânea com uma seleção de artistas renomados e em ascensão, de diferentes vertentes, estilos e suportes.


Desde seu início, preocupa-se em criar e expandir relações dentro do mundo da arte, seja com os artistas, clientes ou espectadores, que encontram na 18 um ambiente receptivo, diferente da hostilidade hermética vista em outras galerias.


Seu time, com diversos artistas representados, oferece vários tipos de experimentações resultando em uma pluralidade visual e cultural que poucos locais possuem.


SERVIÇO

Local: Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP


Vernissage: 25/02/2025, 19h00 as 22h00

Período: 25/02 a 21/03 de 2026


Visitação: Terça a Sexta | 10h às 19h

Sábado | 10h às 18h

ENTRADA GRATUITA

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044