Agenda

Exposição "Horizonte de eventos", de Vânia Medeiros

RV Cultura e Arte - Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho - Salvador/BA

Exposição "Horizonte de eventos", de Vânia Medeiros

HORIZONTE DE EVENTOS

*Estamos sem visitação pública, mas estamos postando uma versão online da mostra lá no Instagram @rvculturaearte


Desde sexta-feira, 20 de março, segue aberta na RV Cultura e Arte a exposição “Horizonte de eventos”, com obras inéditas da artista baiana Vânia Medeiros e curadoria de Valquíria Prates. Sem visitação pública, em tempos de coronavirus, a galeria tem apostado em estratégias online e o conteúdo da mostra pode ser acompanhado através das redes sociais.

Assim, neste novo trabalho a artista apresenta um série de desenhos sobre papel, pinturas sobre lona, vídeo e esculturas nas quais investiga fenômenos de espaço e tempo em livros de geografia e física. Imagens de atlas escolares, fotografias de Marte feitas por satélite e textos sobre relatividade e causalidade temporal permeiam o universo imagético desta produção.

Em tempos de advento do terraplanismo, da retomada do criacionismo e outras teorias que desacreditam de postulados científicos que pareciam aceitos tacitamente pela sociedade, a artista busca, através de exercícios plásticos, reaprender em um processo de desconstrução que cria mais uma dobra entre ciência e imaginário.

"Horizonte de eventos celebra um eterno retorno ao desenho, que, em meu processo, é uma espécie de isca para jornadas de diversos tipos. É começo, meio e fim mesmo quando está absolutamente emaranhado de outras linguagens. Viajar, deslocar-se, está no meu trabalho de diversas formas - em traslados por ar, mar e terra, em processos em que flerto com outras áreas do conhecimento como a antropologia e as ciências em geral. Nesta exposição traço percursos por lugares imaginários como paisagens de Marte, arrisco cartografias em fractais, que se apoiam em vazios, investigo utopias coletivas como a Liberdade. O olhar arguto de Valquíria Prates, que realiza a curadoria, foi absolutamente fundamental para reconhecer as linhas que unem esses trabalhos entre si e de maneira mais ampla em minha trajetória", comenta Vânia.

"A curadoria da exposição se estende no tempo das conversas e na vontade de enfrentar o espaço generoso da galeria RV Cultura e Arte com a mesma intensidade que Vânia se coloca com muita precisão e objetividade em cada desenho, vídeo, livro, pintura, oficina, aula, residência ou seja lá qual instância de arte-vida partilhada no agora que integram em sua pesquisa uma espécie de "programa espacial", completa Valquíria.

"Horizonte de eventos" tem entrada gratuita e segue em cartaz até 30/04/2020.

Sobre a artista:

Vânia Medeiros (Salvador, 1984) busca abordagens transdisciplinares em seus processos de criação e tem dialogado com saberes da etnografia arquitetura, geografia, design e educação. Tem o desenho como um dispositivo de investigação em processos pessoais e relacionais, que ganha suportes diversos nos espaços expositivos, em ações urbanas e no livro. Exposições selecionadas incluem a individual "Atlântida" na galeria RV Cultura e Arte, em 2017; a coletiva " ⦿", com curadoria de Catarina Duncan na Galeria Leme, em 2018; e mais recentemente o 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, com curadoria de Júlia Rebouças. Vânia também foi indicada em 2017 e 2018 ao Prêmio Select de Arte e Educação, com o projeto Caderno de Campo.

Sobre a curadora:
 

Valquíria Prates é curadora, escritora e educadora. Investiga arte e processos de criação artística, compartilhados com outros saberes.

Serviço :

Exposição "Horizonte de eventos", de Vânia Medeiros

De 20/03 a 30/04/2020

RV Cultura e Arte: @rvculturaearte

Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho - Salvador/BA

Mais informações: 71 33474929 | contato@rvculturaearte.com
(Larissa Martina, RV Cultura e Arte)