Exposição "Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória"

Itaú Cultural , Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP

Exposição "Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória"

Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória

Em 11 de agosto, o Itaú Cultural (IC) abre a exposição Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória, mostra que destaca a trajetória desse grande nome das artes visuais no Brasil e exibe a mais extensa seleção de produções do artista, que transitou com naturalidade e originalidade por diferentes áreas de expressão: da pintura e da fotografia ao design de móveis, sempre impelido por uma paixão pela experimentação.

Sem hierarquizar essas áreas de atuação, Geraldo criou uma obra múltipla, mas coerente. Fez fotos, quadros, cartazes, mesas e cadeiras como quem faz, no fim das contas, a mesma coisa: arte.

Com curadoria de Lorenzo Mammi e Michel Favre, a exposição contou com o suporte da família de Geraldo durante todo o processo de elaboração. O espaço expositivo – que toma conta de três andares da sede do IC – percorre por completo a carreira do artista, das décadas de 1940 a 1990, e abre espaço para abordar os contextos em que ela se desenvolveu e as pessoas que a influenciaram.

 

Recursos de acessibilidade

O projeto de acessibilidade foi pensado para explorar os três pontos centrais da mostra – imaginário, construção e memória –, trazendo elementos que abrangem o conceito abordado em cada piso do espaço expositivo.

Além de ser bilíngue – em português e inglês –, foram adotados os seguintes recursos: mapa tátil e piso podotátil em cada piso, bem como objetos táteis e audiodescrição de obras de Geraldo de Barros – como fotografias das séries Fotoformas e Sobras, uma pintura, uma fórmica e duas miniaturas de mobiliários com os logotipos da Unilabor e da Hobjeto –; videoguias para o público surdo e vídeos com legendas em português, interpretação em Libras e audiodescrição.

Vale ressaltar que o Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. 

 

Conteúdo on-line

Além de visitar presencialmente a mostra, o público poderá acessar conteúdos on-line produzidos para o site e para as redes sociais do IC, como entrevistas em vídeo com os curadores, os familiares do artista e convidados. Também serão disponibilizados uma visita guiada e um vídeo em 360º do espaço expositivo. Os conteúdos serão publicados semanalmente neste site a partir de 20 de agosto.

 

SERVIÇO

Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP

De 11 de agosto até 7 de novembro de 2021
terça a domingo 12h às 18h

piso 1, -1 e -2
entrada gratuita

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52