Agenda

Exposição "Gabriel Wickbold 2020" pode ser visitada virtualmente

Museu de Arte Brasileira da FAAP - R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo

Exposição "Gabriel Wickbold 2020" pode ser visitada virtualmente

Exposição recém-aberta de Gabriel Wickbold na FAAP pode ser visitada virtualmente
Mostra que exibe um recorte de cinco séries produzidas nos últimos 12 anos de trajetória na fotografia contemporânea, pode ser vista por tour virtual 

Inaugurada no último dia 11 para o público, as séries autorais de Gabriel Wickbold, construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas, pode ser visitada virtualmente. Essa medida foi tomada devido à pandemia de COVID-19. 

Link para o tour:

 

 

 

GABRIEL WICKBOLD APRESENTA RETROSPECTIVA NO MUSEU DA ARTE BRASILEIRA DA FAAP

 

Artista exibe um recorte de cinco séries produzidas nos últimos 12 anos de trajetória na fotografia contemporânea

 

As séries autorais de Gabriel Wickbold são construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo fotógrafo, que apresenta a individual Gabriel Wickbold 2020, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP), a partir de 11 de março. A mostra retrospectiva reúne mais de 100 obras que integram cinco das séries desenvolvidas pelo artista nos últimos 12 anos. São elas: I am LightNaïveSexual Colors, I am on-line e Sans Tache.

Expoente da fotografia contemporânea, Gabriel Wickbold destaca-se pela estética de suas obras. O uso de cores extravagantes é um recurso que aplica para captar a atenção do público, que é convidado a adentrar temáticas complexas da experiência humana por meio da dualidade entre fantasia e realidade. A primeira mostra institucional de Wickbold é marcada pelo uso da tecnologia e acontece como um desdobramento do livro homônimo que lançou no último ano durante a 15.ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo, a SP-Arte.

Dividida em cinco salas no MAB FAAP, a mostra dedica um espaço para cada série, em um percurso que permite conectar a trajetória do artista por meio de seus trabalhos mais icônicos. I am Light (2018), converge pinturas humanas com a aplicação de glitter e tem como resultado telas com cores potentes, que criam efeitos de aura nos personagens. Sans Tache (2014) critica a relação do homem com o envelhecimento e provoca uma reflexão sobre as marcas de expressão e o uso abusivo de recursos de computação para manipular uma estética inatingível. Em I am online (2016), o fotógrafo discute o sufocamento causado pela alta conectividade com a internet e as máscaras que criamos para as redes sociais.

"Tem sido um prazer enorme viajar pelo mundo com a minha arte e entender que, independente do lugar, os temas das minhas séries são extremamente humanos e conseguem dialogar com qualquer cultura", afirma Wickbold. Para o artista, que é embaixador da BMW no Brasil – marca patrocinadora da mostra –, a individual no MAB FAAP é uma oportunidade para o público conhecer a pesquisa e estética de seu trabalho, que já passou por importantes feiras no Brasil e no mundo. O espaço prestigiado já recebeu outros relevantes nomes da fotografia, como Mario Testino, Bob Wolfenson, Bob Gruen e JR Duran. 

Sobre o artista

Desfrutando do reconhecimento crítico e comercial alcançado nos últimos anos, o artista foi mais uma vez sucesso de vendas na SP-Arte e na SP-Foto de 2019. Teve seu trabalho exibido internacionalmente no ano passado em exposições individuais em Lisboa e Londres e na Xposure, um dos maiores festivais de fotografia do mundo, realizada nos Emirados Árabes Unidos, onde foi um dos homenageados e conquistou definitivamente o respeito da crítica mundial.

 

Serviço

Gabriel Wickbold 2020

Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo

Quando: 11 de março a 23 de maio

Telefone  (11) 3662-7198

Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h – última entrada às 18h
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - última entrada às 17h (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)

Entrada Gratuita

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.