Exposição "Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”

Exposição

  • Nome: Exposição "Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”
  • Abertura: 07 de maio 2022
  • Visitação: até 31 de julho 2022

Local

  • Local: MUBE - Museu Brasileiro da Escultura
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo

Sobre a exposição 

FRANZ KRAJCBERG: POR UMA ARQUITETURA DA NATUREZA


Em homenagem ao centenário de Frans Krajcberg, o MuBE realiza, de 07 de maio a 31 de julho, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), a exposição histórica e antológica “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, com curadoria de Diego Matos, curador-chefe do Museu. A mostra contará com obras vindas de diversos lugares como do Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), onde o artista realizou grande parte de sua produção, além de obras de coleções privadas e museus. Ao todo serão cerca de 160 trabalhos entre esculturas, pinturas, desenhos, gravuras e objetos.


O centenário do artista e ambientalista ocorreu em 2021 e será comemorado nesta exposição, trazendo toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística que se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um olhar histórico que apresenta em totalidade seu apuro técnico, conceitual e ambiental. A exposição marca também o início dos trabalhos de preservação, conservação e divulgação do acervo e do Sítio Natura, doados pelo artista ao Governo da Bahia, com os quais o MuBE está cooperando. “Nossa equipe passou 16 dias em Nova Viçosa colaborando com a equipe do IPAC na realização dos trabalhos de catalogação e recuperação das obras de Krajcberg e do Sítio Natura. Foram mais de 40 pessoas envolvidas, muitas da própria região, nesse grande esforço coletivo pela preservação deste importante acervo”, comenta Flavia Velloso, presidente do MuBE.


Para João Carlos Cruz, Diretor-geral do IPAC, “a parceria com o MuBE e esta exposição, com entrada gratuita, representam uma excelente oportunidade para dinamizar o acervo de Frans Krajcberg doado ao Governo da Bahia ao mesmo tempo em que promove sua revitalização e democratização, trazendo benefícios para todos”. Faz parte ainda do acordo entre o IPAC e o Museu a publicação de 4.500 exemplares de material educativo sobre a mostra, Frans Krajcberg e o Sítio Natura, que serão distribuídos para os estudantes da rede pública municipal e estadual de Nova Viçosa.


Com esta mostra “Resgatamos uma das missões iniciais do MuBE: de ser um centro para discussão de questões da arte e ecologia”, afirma Matos, curador da mostra. “Democratizar a arte e mostrar sua relação com a natureza e a diversidade são objetivos perenes do MuBE e de todas as ações que realizamos. Mais do que conferir o apelo estético e primoroso das obras exibidas, o público tem a oportunidade de se aprofundar no conhecimento sobre a riqueza e complexidade da cultura brasileira e da causa ambiental”, prossegue.


Para esta exposição, o MuBE traz em sua área externa um pouco da atmosfera do Sitio Natura de Nova Viçosa para São Paulo. Através de cenografia com duas carcaças de baleia emprestadas do acervo do artista e paisagismo assinado por Ricardo Cardim, com piso de areia e troncos que também vieram do Sítio. E como uma homenagem, durante os primeiros dias da exposição, Jailson da Silva Sena, ex-assistente de Krajcberg montará, nesta área, uma obra seguindo a mesma técnica que lhe foi ensinada pelo artista, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer parte do processo que era utilizado por ele em sua produção. “Passar esse ensinamento é nossa forma de ajudar a preservar a memória de Krajcberg” comenta Jailson da Silva Sena. Por questões de conservação, todas as obras de Frans Krajcberg serão apresentadas nas áreas internas do Museu.


Depois do MuBE, a mostra segue para a inauguração do novo museu Wanderley de Pinho, em Salvador, onde serão concluídos os trabalhos de catalogação, preservação e restauração de todo o acervo de Frans Karjcberg doado ao governo do estado da Bahia. As peças retornarão para Nova Viçosa após a conclusão dos trabalhos de revitalização e adequação técnica dos espaços do Sítio Natura.

Newsletter

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044 SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52
Fale conosco via WhatsApp