Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Esculturas, Pinturas, Gravuras" de Marcelo Lago
Exposição

Exposição "Esculturas, Pinturas, Gravuras" de Marcelo Lago

Exposição

  • Nome: Exposição "Esculturas, Pinturas, Gravuras" de Marcelo Lago
  • Abertura: 15 de março 2024
  • Visitação: até 15 de abril 2024

Local

  • Local: Ateliê 31
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua México, 31, 1003, Centro – Rio de Janeiro, RJ

Marcelo Lago apresenta a exposição “Esculturas, Pinturas, Gravuras”, no Ateliê 31

Um dos nomes da geração de escultores do Rio de Janeiro na década de 1980, o artista Marcelo Lago inaugura a exposição individual “Esculturas, Pinturas, Gravuras” no Ateliê 31, no dia 15 de março de 2024. Na mostra, Lago apresenta 22 obras que compõem a sua trajetória, além de trabalhos recentes e inéditos.

O Ateliê 31 inaugura no dia 15 de março de 2024 (sexta-feira), a partir das 16h, a exposição Esculturas, Pinturas, Gravuras, com obras inéditas, recentes e outras pouco vistas do artista Marcelo Lago (1958, Rio de Janeiro), que ocupa a Galeria principal do espaço localizado no Centro do Rio de Janeiro.


Com curadoria de Shannon Botelho, serão apresentados 22 trabalhos entre pinturas, serigrafias, esculturas e desenhos. “Para este momento Marcelo Lago nos propõe uma reflexão sobre a mutabilidade dos materiais – metais, bonecos de plástico, lambris, corpos e outros – e de três conceitos que fundamentam a sua pesquisa visual: Energia, Memória e Movimento”, descreve o curador.


A produção dos trabalhos de Lago tem processos longos. Ele utiliza diversas materialidades que envolvem desde fibra de vidro, plástico, chapa de alumínio, até motor de aquário. “Sou eclético com relação aos materiais, normalmente tenho uma ideia e busco a solução para a fatura, mas cada material tem sua própria linguagem, que sempre contribui com a poética final”, revela Marcelo.


A obra mais recente e ainda inédita que será apresentada na mostra é “Energia Primal” (2024), da série Energias, uma escultura vertical em PVC e tinta automotiva, medindo 160 x 60 x 3 cm, em que o artista propõe uma interrupção da ordem (linhas paralelas que se encontram no infinito), através da energia mais contundente possível, o calor. Mas ainda na exposição será possível encontrar outros trabalhos pouco vistos, como é o caso da série "Memórias, Sonhos e Reflexões", que esteve no Paço Imperial (2005) e em função de uma greve ficou apenas duas semanas em cartaz.


Embora tenha na escultura uma marca registrada, sendo um dos principais nomes da geração de escultores do Rio de Janeiro na década de 1980, o desenho sempre esteve presente na dinâmica do artista. “Sempre desenhei, desde muito jovem, mas nunca expus, pois depois que comecei a trabalhar com a três dimensões, e já fazem mais de quarenta anos da minha primeira exposição individual, toda minha energia ficou direcionada na escultura e suas relações com o espaço”, diz o artista. Os desenhos da série “Sondas Espaciais” (2011), foram os escolhidos para serem apresentados ao público pela primeira vez.

 

“Movimento nesta exposição significa o momento atual de Marcelo Lago, um artista aguçado no exercício de suas capacidades criativas, em constante movimento em busca de novos materiais, formas de comunicar e de constituir objetos tridimensionais dotados de verdade e afeto”, define Shannon Botelho.

 


O ARTISTA

Marcelo Lago (1958, Rio de Janeiro. Vive e trabalha em Petrópolis – RJ), é escultor carioca que participou da icônica exposição “Como Vai Você Geração 80?”, na EVA do Parque Lage, Marcelo Corrêa do Lago (1958) dá continuidade a uma geração de escultores do Rio. Suas peças se integram à paisagem urbana, como “Intervenção Vermelha”, grande   tubo   de   aço   pintado   que   durante   quatro   anos “abraçou” toda a fachada da Casa de Cultura Laura Alvim, na praia de Ipanema, ou o “Grande Painel Azul” que foi feito para sua primeira exposição no Paço Imperial, mas que a pedido de seu diretor, Lauro Cavalcante, ficou instalado no atrium por 12 anos.  Tem trabalhos também no jardim da PUC Rio, no metrô Barra Funda, em São Paulo, no Museu da República, em Brasília, no jardim do Museu Mineiro, em Belo Horizonte e na Praça Paris, Centro do Rio, onde permaneceu por três anos. Lago mora e trabalha em Petrópolis, desde 1984, onde além do ateliê, desenvolve atividades como professor de escultura contemporânea, curadoria e produção cultural.


IG: @marcelo.lago.artista  https://www.instagram.com/ marcelo.lago.artista/


Página Web: www.marcelolago.com.br


ATELIÊ 31

Inaugurado em abril de 2023, o Ateliê 31 se firmou como um ponto de encontro para a cena artística carioca e potencializador do projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro. Neste período, realizou oito exposições, entre coletivas e individuais, e recebeu quatro residentes, tendo suas pesquisas e trabalhos sob o acompanhamento curatorial de Shannon Botelho, curador e crítico de arte, responsável pela gestão artística do espaço.

Com um total de 220 m² e localizado em um ponto estratégico do centro do Rio de Janeiro – Rua México 31 -, próximo aos principais museus, centros culturais, estações de metrô e teatros da cidade, o Ateliê 31 é um espaço de arte independente e com a proposta de proporcionar aos artistas cinco salas exclusivas de ateliês; uma sala para exposições que abrigará mostras coletivas e individuais; uma sala para residentes nacionais e/ou estrangeiros; áreas comuns para encontros, troca de ideias e criações; ambiente colaborativo para workshops, palestras e outros eventos; e suporte para artistas contemporâneos, através do acompanhamento artístico e de carreira.



SERVIÇO
Exposição: “Esculturas, Pinturas, Gravuras” – Marcelo Lago
Curadoria: Shannon Botelho

Abertura: 15 de março de 2024, 16h às 20h
Visitação até 15 de abril de 2024
Terça a sexta-feira, das 13h às 18h.
Ateliê 31 – Rua México, 31, sala 1003,
Cinelândia – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita.


IMAGENS
Memórias, Sonhos, Reflexões
Desenho Predio detalhe

Energia Primal Vertical




Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044