Agenda

Exposição "Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes"

Casa de Cultura do Parque - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Exposição "Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes"
Renan Marcondes investiga as ideias de presença e invisibilidade em exposição virtual na Casa de Cultura do Parque

Vídeos abordam a potência da arte para além do imaginário político comum
 
 
Investigando há anos o estatuto político do visível e do invisível, o artista Renan Marcondes vem produzindo um trabalho que se desdobra em diferentes mídias, do desenho à dança, e da instalação à performance. A mesma pesquisa também se apresenta em vídeos produzidos em diferentes ocasiões e contextos. Uma amostra dessa produção videográfica poderá ser vista na exposição virtual Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes, a partir de 9 de junho no site e YouTube da Casa de Cultura do Parque.

Com curadoria do pesquisador e professor Ruy Luduvice, a exposição apresenta quatro vídeos desenvolvidos ao longo dos últimos cinco anos, além de uma estreia. São eles: Protetor de Proximidade Humana para Valsa (2016), Protetor de Proximidade Humana para Beijo (2017), Projeto Invisível - Estação 2: Palestras para coisas e objetos (2017), Intervalo (da série Teatro) (2018) e Orquestra (da série Teatro) (2018).

Tendo em comum o esforço de desalienação tanto do trabalho artístico quanto da subjetividade dos espectadores, exploram as subterrâneas políticas do visível que tem formatado a nossa imaginação nos últimos anos e as suas consequências para a formação dos laços sociais na contemporaneidade.

A estreia, Projeto Invisível - Estação 2: Palestras para coisas e objetos (2017) discute a generalização da performance e seu espraiamento por todos os campos e confins da sociabilidade e da psique humana. O artista trabalha com o nonsense e a ironia a fim de buscar por um ponto de fuga possível das prisões impostas por identidades que desejam monopolizar o que significa ser humano. O lançamento do video ocorre no dia 8 de julho, no site e YouTube da Casa.

"Dar a ver pode significar esconder. Pode haver assepsia no sujar-se, assim como é possível dar a sensação de presença apartando-se o máximo possível, pois ter "Lugar" (Locus) não é o mesmo que ter "Mundo" (Mundus). É sobre esse terreno pantanoso - no limite, um jogo de vida e morte - que os vídeos reunidos nessa mostra se movem. Exigentes quanto à atenção do espectador, o conduz com gentileza, convidando-o a ser mundano.", reflete Ruy Luduvice.

Na ocasião da abertura, a Casa de Cultura do Parque promove, às 19h, uma mesa de conversa online, via Facebook e YouTube. Marcondes e Luduvice convidam o curador Diego Matos para o debate. Juntos, eles abordam as obras de Ensaio para uma cidadania mundana e abrem espaço para participação do público.

Confira os dados e sinopses das obras

PROTETOR DE PROXIMIDADE HUMANA PARA VALSA | 2016 | 4’48’’ | Cor | Som

Diz a sabedoria popular que a pior forma de solidão é aquela que se sente quando se está acompanhado. Porém, a evolução técnica, com suas estratégias lúdicas de gestão do tempo livre, parece nos propor o oposto. É sobre essa cilada - agora mais ainda complexificada pela emergência pandêmica - que reflete este trabalho. O vídeo integra o projeto Protetores de Proximidade Humana, que compreende uma pesquisa que intercala expografia, escultura e vídeo, tendo em vista criar uma versão oposta dos objetos relacionais de Lygia Clark, em um ambiente asséptico da contemporaneidade. Os trabalhos emulam peças publicitárias de produtos a serem comercializados num futuro não muito distante.

Obra realizada pela premiação na Mostra de Arte da Juventude do Sesc Ribeirão Preto 2015
Concepção e direção: Renan Marcondes
Pesquisa e execução das estruturas: Zang&Zagatti Oficina
Performers: Carolina Callegaro e Clarissa Sacchelli
Filmagem e edição: Bruta Flor filmes
Música: An der schönen, blauen Donau [Sobre o belo Danúbio azul] Op. 314, Johann Strauss II
Agradecimentos: Artur Kon, Nina Pauline Knutson, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Renan Araújo, Thiago Honório
Apoio: Sesc Ribeirão Preto
Classificação: 14 anos

PROTETOR DE PROXIMIDADE HUMANA PARA BEIJO | 2017 | 6’ 30’’ | Cor | Som

É comum entre as prostitutas a recusa em beijar a boca de seus clientes, marcando assim a fronteira entre trabalho e vida privada. Sem nenhuma função que possa ser associada com a reprodução da espécie, o beijo é uma das portas que levam da sexualidade animal para o erotismo humano. Mas e se não fosse assim? Que diferença faria? A obra tenta responder a estas provocações. O vídeo integra o projeto Protetores de Proximidade Humana, que compreende uma pesquisa que intercala expografia, escultura e vídeo, tendo em vista criar uma versão oposta dos objetos relacionais de Lygia Clark, em um ambiente asséptico da contemporaneidade.

Obra realizada na Temporada de Projetos do Paço das Artes 2017
Concepção e direção: Renan Marcondes
Pesquisa e execução das estruturas: Zang&Zagatti Oficina
Filmagem e edição: Bruta Flor Filmes
Performers: Artur Kon, Carla Massa, Carolina Callegaro, Chico Lima, Marilene Grama, Paula Mirhan, Tetembua Dandara, Tomás Decina
Classificação: 14 anos

PROJETO INVISÍVEL - ESTAÇÃO 2: PALESTRAS PARA COISAS E OBJETOS | 2017 | 9’38’’ | Cor | Som

A generalização da performance e seu espraiamento por todos os campos e confins da sociabilidade e da psique humana são o tema desta palestra para objetos e coisas. O nonsense e a ironia são mobilizados na busca por um ponto de fuga possível. A obra integra o Projeto Invisível, uma série de ações para espaços públicos e áreas de convivência, tendo óculos como um objeto disparador de uma relação estranhada entre público e performers, impedindo a troca de olhares entre ambos e que possuem estruturas que materializam o direcionamento do olhar dos artistas.

Concepção e direção: Renan Marcondes
Professores-performers convidados: Cauê Gouveia e Chico Lima
Pesquisa e execução das estruturas: ZANG
Filmagem e edição: Bruta Flor Filmes
Agradecimentos: SP Escola de Teatro e objetos ouvintes
Classificação: 14 anos

INTERVALO (DA SÉRIE TEATRO) | 2018 |8’25’’| Cor | Som

E se os alarmes dos despertadores, escolas e fábricas deixassem de soar? Ou se passassem a disparar sons que nossos ouvidos não fossem capazes de escutar? Esta situação, absurda e tão familiar ao nosso momento atual, é interrogada em Intervalo. A obra integra a série Teatro, cujas premissas são o uso da fumaça e a pesquisa da obra do escritor Peter Handke. Assim, propõe-se a explorar um espaço de baixa visibilidade que instaura um ambiente paradoxal: Ao mesmo tempo em que objetos e corpos perdem contorno nítido, tudo o que está presente ganha dignidade de representação.

Obra realizada em residência do Sesc Avenida Paulista - Primavera de 2018
Concepção, direção e texto: Renan Marcondes
Performers: Artur Kon, Carolina Callegaro e Clarissa Sacchelli
Filmagem: Bruta Flor filmes
Montagem: Bruna Lessa
Trilha original: Sérgio Abdalla
Produção: Melanina Produções Culturais
Agradecimentos: Artur Kon, Maria Tendlau, Barbara Hugo Cabral Carneiro
Classificação: 14 anos

ORQUESTRA (DA SÉRIE TEATRO) | 2018 | 24’22’’ | Cor | Som

Salas de aula, palestras, oficinas e ensaios são terrenos de negociação, comércio e troca de saberes. Orquestra explora as tensões inerentes a esse local de contato entre mestre e discípulo e o que é dele feito na sociedade brasileira contemporânea. A obra integra a série Teatro, cujas premissas são o uso da fumaça e a pesquisa da obra do escritor Peter Handke. Assim, propõe-se a explorar um espaço de baixa visibilidade que instaura um ambiente paradoxal: Ao mesmo tempo em que objetos e corpos perdem contorno nítido, tudo o que está presente ganha dignidade de representação.

Obra realizada em residência do Sesc Avenida Paulista - Primavera de 2018
Concepção e direção: Renan Marcondes
Performers: Carolina Callegaro e Clarissa Sacchelli
Filmagem: Bruta Flor filmes
Montagem: Bruna Lessa
Trilha original: Sérgio Abdalla
Produção: Melanina Produções
Texto: Renan Marcondes a partir de Suite 1, de Philippe Minyana
Agradecimentos: Artur Kon, Maria Tendlau, Barbara Hugo Cabral Carneiro
Classificação: 14 anos

Sobre Renan Marcondes

Renan Marcondes é artista e pesquisador representado pela OMA Galeria. Doutorando em Artes Cênicas pela USP, com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen. Pesquisa sobre procedimentos de desaparecimento do corpo na arte contemporânea. Já foi contemplado com premiações e comissões diversas, das quais se destacam: Festival Cultura Inglesa (2020), Prêmio de criação em residência para jovens coreógrafos no MIS-SP (2018), Temporada de Projetos do Paço das Artes (2017) e Prêmio do setor de performance da sp-arte (2015). Suas exposições individuais mais recentes incluem: Fundo Falso (Instituto Adelina, 2018) e Como se a paixão fosse uma grande esponja molhada (OMA Galeria, 2021). Já realizou residências na Pivô (2019), CAAA (Portugal, 2017) e no Instituto Sacatar (2017). Possui obras nos acervos do Museu de Arte do Rio, no Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e na cidade de Santo André. Em 2019 foi indicado para o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation.

Sobre a Casa de Cultura do Parque

A Casa de Cultura do Parque, localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, é um espaço plural que busca estimular reflexões sobre a agenda contemporânea, promovendo uma gama de atividades culturais e educativas que incluem exposições de arte, shows, palestras, cursos e oficinas.

A Casa de Cultura do Parque tem como parceiro institucional o Instituto de Cultura Contemporânea - ICCo, uma oSCIP sem fins lucrativos. As duas iniciativas, de natureza socioeducativa, compartilham a mesma missão de ampliar a compreensão e a apreciação da arte e do conhecimento.

Serviço

Casa de Cultura do Parque 
Exposição "Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes"

Curadoria: Ruy Luduvice
Período expositivo: 9 de junho a 8 de agosto de 2021
Mesa de abertura: Facebook e YouTube da Casa de Cultura do Parque
Vídeos disponíveis no site YouTube