Agenda

Exposição coletiva "Viagem à Aurora de Um Novo Mundo" e de individuais "Dobras – As Pinturas Hiper-realistas de Karen Pezolito"Os Bordados de Marlene Crespo"

Galeria b_arco - Rua Dr.Virgilio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros, São Paulo

Exposição  coletiva "Viagem à Aurora de Um Novo Mundo" e de individuais "Dobras – As Pinturas Hiper-realistas de Karen Pezolito"Os Bordados de Marlene Crespo"
COMUNICADO IMPORTANTE : Devido a pandemia do Covid-19, anunciado 12/3 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendamos que confirmem a realização dos eventos antes de se deslocarem. As informações mudam a todo momento.Telefone para contato com a organização da exposição no final da página. 

 

 

Galeria Virgílio agora é Galeria b_arco

 

Espaço se uniu ao b_arco Centro Cultural e o curador de artes Renato De Cara assume direção ao lado de Izabel Pinheiro, que fundou a galeria em 2002

 

A reinauguração no dia 19 de fevereiro terá a abertura da coletiva "Viagem à Aurora de Um Novo Mundo", com mais de 25 artistas que já faziam parte do portfólio e novos convidados para o time, e também das individuais "Dobras – As Pinturas Hiper-realistas de Karen Pezolito" e "Os Bordados de Marlene Crespo"

 

  

Michele Milan e Renato Dib estão entre os novos nomes da galeria 

 

No ano em que completa 18 anos, a Galeria Virgílio ganha uma nova identidade. O local se une oficialmente ao b_arco Centro Cultural – com o qual já dividia espaço – e passa a se chamar Galeria b_arco. O curador de artes Renato De Cara, criador da galeria Mezanino e ex-diretor do Museu da Cidade de São Paulo, foi convidado para assumir a direção do novo espaço, ao lado da galerista e marchand Izabel Pinheiro, que fundou a Virgílio em 2002.

 

"A galeria sempre foi um espaço de entrada no mercado para jovens – e bons – artistas contemporâneos. Assim seguiremos. Queremos apresentar nomes surgidos a partir dos anos 1980 e até novas apostas, trabalhando com suportes e linguagens variadas, onde conceito e técnica se aliam, focados na excelência e nas questões contemporâneas", afirma De Cara.

 

A reinauguração acontece no dia 19 de fevereiro de 2020, com a abertura da coletiva "Viagem à Aurora de Um Novo Mundo" e de individuais "Dobras – As Pinturas Hiper-realistas de Karen Pezolito" "Os Bordados de Marlene Crespo". As exposições ficarão em cartaz até 21 de março. Saiba mais sobre elas.

 

VIAGEM À AURORA DE UM NOVO MUNDO

 

  

Raquel Nava e Monica Rubinho participam da coletiva

 

Mais de 25 artistas participam da coletiva inaugural da Galeria B_arco, entre nomes que já eram representados pela Virgílio e outros que foram convidados para integrar o time (assinalados com *). São eles: Adriana Rocha*, Alberto Bitar, Alexandre Ignacio Alves*, Armando Queiroz, Charles Lessa*, Claudio Matsuno, Danilo Oliveira, Denise Adams, Ernesto Bonato, Fernando Burjato, Junior Suci, Luiz Monken, Marcio Marianno*, Maria Andrade, Mariana Mattos*, Mariano Klautau, Marilia Del Vecchio, Maura Grimaldi, Michele Milan*, Monica Rubinho, Paulo D'Alessandro, Raquel Nava*, Renato Dib*, Reynaldo Candia*, Rogerio Barbosa e Ulysses Bôscolo.

 

Com curadoria de Izabel Pinheiro e Renato De Cara, a exposição tem título inspirado em uma obra de 1939 de Érico Veríssimo (Viagem à Aurora do Mundo), que mistura ficção científica, história natural e a decadente alta sociedade brasileira, aprisionada em uma terra de faz-de-contas.

 

"Em virada de década, depois de cem anos dos primeiros anos loucos, parece que nunca mais largamos este estigma. Nesta mostra, somos convidados a viajar por mentes brilhantes, que temos o privilégio de compartilhar e representar e, juntos, participar das transformações necessárias para seguirmos em frente, reinventando um novo mundo", diz De Cara. Segundo ele, as pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, vídeos, performance e instalações que serão apresentadas na mostra nos ajudam a compreender um pouco mais desse nosso velho/novo mundo.

 

   

Obras de Denise Adams e Ulysses Bôscolo também estão na mostra

 

INDIVIDUAIS

 

"Dobras – As Pinturas Hiper-realistas de Karen Pezolito"

 

As pinturas de Karen Pezolito (1977, SP/SP) propõem uma experiência hiper-realista, na observação direta, sem clichês óbvios de cores saturadas ou sombras desnecessárias. Entre os objetos, apresentados em proporções reais, um mobiliário mais tradicional surge ao lado de estampas, cores, formas e volumes infanto-juvenis que confirmam a presença de seus filhos pré-adolescentes. A artista também mostra telas inéditas em que retrata o marido.

 

"Os Bordados de Marlene Crespo"

 

Aos 87 anos, Marlene Crespo (1932, RJ/SP) exerce o desenho, a gravura e a arte têxtil. Durante sua extensa carreira, a artista tem mantido uma trajetória coerente, em que o grafismo é uma constante. Figurativa e simbólica, ela conserva uma identidade própria e, tanto quanto possível, brasileira. Desligada de rótulos e tendências, ela não perde de vista o seu momento histórico.

 

   

Obras das artistas Karen Pezolito e Marlene Crespo

 

SOBRE O B_ARCO

Dirigido pelos irmãos Gabriel Pinheiro, Jiddu Pinheiro Pablo Pinheiro, o b_arco é um centro cultural contemporâneo, que une educação e arte para transmitir e aprofundar conhecimento. Fundado em 2006, integra diferentes áreas da cultura, como artes visuais, música, literatura, artes cênicas, filosofia e audiovisual, promovendo debate, reflexão e criação em um intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

 

Galeria b_arco

Endereço: Rua Dr.Virgilio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 3062-7339

Horários: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h